De que está à procura ?

Comunidades

Ministro no Ontário diz que comunidade portuguesa ‘abriu muitas portas’

O ministro das Finanças do Ontário, o lusodescendente Charles Sousa, afirmou no sábado em Toronto, no Canadá, que a comunidade portuguesa tem “aberto muitas portas”.

“Tenho o privilégio de ter esta posição no governo e tenho tido oportunidades de portas que foram abertas pela nossa comunidade”, disse este sábado, em declarações aos jornalistas, durante a cerimónia do Passeio da Fama para Luso-canadianos.

Charles Sousa foi um dos reconhecidos com uma estrela no monumento localizado na College Street, na Praça Camões.

“Para mim é um grande orgulho fazer parte desta comunidade. É um reconhecimento para todos, não só para mim”, enalteceu o lusodescendente.

O ministro das Finanças também realçou ser “importante que todos façam a sua parte na comunidade” para que a “visibilidade da comunidade na sociedade canadiana possa aumentar”.

Outro dos homenageados, o guitarrista António Amaro, mostrou-se satisfeito e emocionado com o reconhecimento.

“Já tenho 91 anos. Fica aqui o meu nome para todos que passem aqui para que me possam ver. Claro que mereço. Durante a minha vida ajudei muitas pessoas com o meu trabalho”, declarou.

Também a Educação do Ensino do Português no Canadá, que está a celebrar o 70.º aniversário, foi reconhecida com uma estrela, sendo que para a docente da Universidade de Toronto, Manuela Marujo, a língua portuguesa “foi valorizada”.

“Quem passar por aqui e verificar que o ensino do português mereceu uma estrela dá à nossa língua um pouco mais de valor e reconhecimento”, acrescentou.

O professor de física teórica do Perimeter Institute, Pedro Vieira, outro dos homenageados, por motivos pessoais, não marcou presença.

Já foram reconhecidas em edições anteriores diversas personalidades públicas e empresários, como os cantores Nelly Furtado e Shawn Desman e os jogadores de hóquei no gelo John Tavares e Drew Doughty.

O Passeio da Fama para Luso-canadianos é uma obra privada financiada pelo empresário Manuel da Costa, e vai já na sua quinta edição.

“A nossa comunidade tem muitas pessoas que merecem serem destacadas e reconhecidas. São exemplos a seguir pelos mais novos. Temos uma responsabilidade de reconhecer as pessoas que fazem a diferença na nossa comunidade”, sublinhou.

O evento está inserido nas comemorações da Semana de Portugal 2017, numa altura em que a comunidade portuguesa está a assinalar os 70 anos do ensino da língua portuguesa no Canadá.

TÓPICOS

Siga-nos e receba as notícias do BOM DIA