De que está à procura ?

Luxemburgo

Mike da Gaita: C’est sa ksé bom (vídeo)

© Clique para ampliar

Clique para ampliar Mike da Gaita, uma nova revelação da música tradicional portuguesa, veio ao Luxemburgo a convite da Associação Cultural Portuguesa de Consdorf para um baile realizado na sala Kuerzwenkel daquela localidade.

Mike da Gaita nasceu em França em 1986, filho de pais portugueses. Com apenas cinco anos de idade começou a tocar concertina; aos seis entra para um rancho folclórico e começa a aprender música. Aos 23 anos gravou o seu primeiro disco de música tradicional, e foi com este trabalho que começou a ser solicitado para animar festas e bailes.

No ano de 2010 gravou um segundo CD com um grande êxito, ”C’est sa ksé bom“, trabalho que lhe abre portas em todo o mundo e começa a fazer concertos junto das comunidades portuguesas.

A editora Espacial acredita no talento de Mike da Gaita e reedita o CD mas de forma profissional e dando-lhe outro nome “Um bocadinho de mim“, que saiu para as bancas em 2011, conseguindo vender mais de 16 mil copias e assim obter o galardão de disco de ouro. Com este prémio, Mike começou a ser solicitado para participar em programas de televisão e dar entrevistas em várias rádios tanto em Portugal como no estrangeiro.

A associação de Consdorf, fundada em 2005, voltou a encher a sala com Mike da Gaita. Esta associação faz bailes com artistas que muitas vezes são desconhecidos do público do Grão-Ducado, mas consegue sempre encher salas.

Relembre-se que foi esta associação que trouxe o cantor Leandro pela primeira vez ao Luxemburgo altura em que estava a iniciar a carreira.

O espetáculo de Mike da Gaita foi um sucesso a sala contou com cerca de 500 pessoas. A animação deste espetáculo foi assegurado pelo Duo Inovação até à atuação de Mike o publico vibrou. Mike, com grande simplicidade, foi tocar para o meio do público, naquele que foi o ponto alto da noite. Também se encontravam na sala amantes de concertinas que tiveram oportunidade de tocar em conjunto com o artista.

O BOMDIA esteve presente neste concerto e falou com Mike da Gaita que disse ser “a primeira vez que venho ao Luxemburgo e fiquei impressionado com o acolhimento das pessoas que se encontravam na sala, alguns deles muito jovens mas que tal como eu gostam da nossa música”. Para Mike “foi uma noite deslumbrante e a associação tinha tudo organizado ao pormenor”. O artista reconhece que o seu nome “ainda não é conhecido, mas tenho humildade suficiente para saber esperar e aproveitar as oportunidades que vão surgindo um pouco por todo o lado e quero agradecer a toda a direção da associação de Consdorf e em especial ao presidente João Gomes pela oportunidade que vai dando a artistas como eu”, concluiu.

[ Fotografias do Evento ]

TÓPICOS

Siga-nos e receba as notícias do BOM DIA