De que está à procura ?

Comunidades

Melhor clube da Finlândia tem treinadores portugueses

A UEFA atribuiu ao Peimari United, da quarta divisão da Finlândia – apurou-se recentemente para a terceira – o título de melhor clube finlandês, aceitando a sugestão feita pela federação daquele país nórdico, revela o jornal A Bola.

A cerimónia de entrega do prémio aconteceu na capital Helsínquia e nela participaram três treinadores portugueses. Que foram, na prática, os menores de um projeto que a UEFA reconheceu: Diogo Nobre, treinador principal e treinador/coordenador da formação; Hugo Henriques e André Miranda, adjuntos e treinadores na área de formação.

Numa longa lista, a UEFA justifica a atribuição do galardão pelo «projeto desportivo e social inovador», assente em alguns pilares: implementação do projeto do futebol de rua; trabalho com a comunidade SOS Crianças; trabalho nas escolas; construção de um pavilhão indoor com o voluntariado de toda a comunidade; formação de treinadores; criação de canal de televisão e jornal do clube.

Todos estes projetos tiveram a assinatura do triunvirato português, com Diogo Nobre à cabeça.

«Este prémio enche-nos de orgulho. A nós, ao clube e a toda a comunidade. O Peimari está numa zona rural, temos feito um trabalho de aproximação das pessoas, de identificação como símbolo da região, de responsabilidade social», disse a A BOLA Diogo Nobre, que falou ainda da «cereja no topo do bolo».

Isto porque, em termos desportivos, o treinador português comandou o Peimari na terceira subida de divisão consecutiva. Chegou há menos de quatro anos à Finlândia, sem saber bem o que o esperava, e subiu sempre de divisão.

O trabalho luso é de tal forma reconhecido que os três treinadores renovaram por mais um ano. Olhados com desconfiança no início, hoje são membros respeitados da comunidade e sabem que agora se torna difícil que os deixem partir do Peimari…

TÓPICOS

Siga-nos e receba as notícias do BOM DIA