De que está à procura ?

Lisboa
Porto
Faro
Motores

Mazda 3 Skyactiv-D: dinâmico mas discreto

O nome Kodo transmite quase tudo aquilo que podemos esperar de um Mazda, que se revela desde logo no design que é bastante elegante, dinâmico, discreto e ao mesmo tempo imponente. Um capô longo e mergulhante, vidros laterais de reduzidas dimensões devido à alta linha de cintura curvilínea, uma grelha dianteira generosa com contorno cromado, óticas e farolins rasgados com assinatura luminosa inconfundível e uma saída de escape desportiva.

Destaque para a iluminação LED na dianteira e traseira, antena barbatana de tubarão, saída de escape desportiva, jantes de 18 polegadas com pneus de baixo perfil 215/45, spoiler traseiro (opção) e faróis de nevoeiro.

No interior o design é minimalista e desportivo, sem grandes adornos, com cores sóbrias que não cansam, bons materiais e excelente construção. Todos os comandos se encontram bastante acessíveis e são fáceis de utilizar.

O equipamento nesta versão Excellence também satisfaz, uma vez que inclui ar condicionado automático de dupla zona, retrovisores com rebatimento elétrico, head-up display, câmara de ajuda ao estacionamento traseiro, sistema de navegação e multimédia em ecrã de sete polegadas, chave mãos-livres, botão start de ignição, sistema de som premium Bose com seis colunas de som, cruise-control, entre outros.

O sistema de navegação e multimédia da Mazda é extremamente simples de utilizar. Temos entradas USB e AUX, acesso à aplicação Aha e acesso a serviços conectados. Em comparação com outros sistemas de navegação e multimédia, este pode não preencher os requisitos dos utilizadores mais exigentes, mas integra as funções básicas e a utilização comum. Inclui streaming de áudio, acesso a Twitter e Facebook, navegação e ainda oferece dados de consumos e viagens através de uma aplicação especifica. O painel de instrumentos desportivo, tem a informação necessária prescindindo de grandes ecrãs.

O espaço a bordo satisfaz tanto nos lugares dianteiros como nos lugares traseiros e na bagageira temos 364 litros de capacidade que se estendem aos 1263.

Apesar dos pneus de baixo perfil e das jantes de grande dimensões as suspensões filtram bem as irregularidades da estrada e o eixo independente na traseiras resulta num maior conforto e maior segurança em curva, podemos dizer que o conforto está assegurado em qualquer lugar em que se viaje no Mazda 3.

A condução deste automóvel de segmento C satisfaz qualquer pessoa. O volante e a alavanca da caixa de velocidades são bastante ergonómicos, os pedais bem alinhados, os assentos confortáveis e com bom apoio lombar e a posição de condução é realmente agradável oferecendo boa visibilidade permitindo estar em sintonia com todo o automóvel.

O comportamento em curva do Mazda 3 é digno de registo, uma vez que se agarra à estrada com pouco rolamento da carroçaria e sem sofrer com as transferências de massas provocadas pela travagem e direção.

A versão ensaiada estava equipada com o motor 1.5 Skyactiv-D de 4 cilindros diesel com 105cv e 270Nm de binário. A potência satisfaz, o motor responde melhor nos médios regimes, tornando-se mais anémico nos mais baixos. Este fator beneficia o consumo de combustível, mas pode tornar-se “chato” quando temos de recorrer à caixa para realizar uma ultrapassagem, por exemplo. No ensaio com percursos mistos conseguimos uma média de 5,3 litros a cada 100km. A aceleração dos 0 aos 100km/h cumpre-se 11 segundos e a velocidade máxima é de 185km/h.

Na segurança, o Mazda 3 Excellence contava com sistema de ajuda ao arranque em subida, ajuda ao estacionamento, monitorização da pressão dos pneus, aviso de transposição involuntária de faixa, aviso de distância de segurança e ainda sistema de travagem de emergência em cidade que funciona desde os 4km/h até aos 30km/h.

MAIS CARROS EM CAR ZOOM