De que está à procura ?

Lisboa
Porto
Faro
Europa

Mário Centeno eleito presidente do Eurogrupo

O ministro das Finanças português, Mário Centeno, foi eleito esta segunda-feira presidente do Eurogrupo, ao impor-se na segunda volta da votação realizada em Bruxelas, anunciou o Conselho da União Europeia.

De acordo com fontes europeias, Centeno foi o mais votado na primeira volta (oito votos), após a qual saíram da “corrida” a letã Dana Reizniece-Ozola e o eslovaco Peter Kazimir, tendo o ministro português derrotado o candidato luxemburguês Pierre Gramegna na segunda volta da eleição.

Centeno torna-se assim o terceiro presidente da história do fórum de ministros das Finanças da zona euro, depois do luxemburguês Jean-Claude Juncker e do holandês Jeroen Dijsselbloem, assumindo funções em janeiro próximo.

 Jeroen Dijsselbloem, destacou que Mário Centeno foi o escolhido entre “quatro candidatos excelentes” à sua substituição, desejando-lhe felicidades no futuro cargo.

“Tivemos quatro candidatos excelentes”, disse Dijsselbloem, numa conferência de imprensa no final da votação.

“Depois de duas rondas, Mário Centeno foi escolhido”, acrescentou, desejando ao seu sucessor felicidades no cargo.

Mário Centeno foi hoje eleito presidente do Eurogrupo, ao impor-se na segunda volta da votação realizada em Bruxelas, anunciou o Conselho da União Europeia e iniciará em meados de janeiro um mandato de dois anos e meio, até meados de 2020.