De que está à procura ?

Lisboa
Porto
Faro
Mundo

Maratona luso-americana de leitura de Moby Dick

Moby Dick, o romance de Herman Melville, vai estar em destaque na maratona de leitura em Portugal e nos EUA que decorrerá sábado, 7 de janeiro, no Museu de Angra do Heroísmo (ilha Terceira, Açores) em simultâneo com o New Bedford Whaling Museum, nos EUA.

Trata-se de uma maratona de leitura da obra em língua portuguesa, numa tradução e adaptação de Pedro Alves e Tiago Patrício. A entrada é livre.

A iniciativa terá início pelas 18h30 (hora dos Açores) terminará pelas 22h00. Durante este período terá lugar também uma pintura mural pelo artista plástico Luís Brum, no pátio anexo à Biblioteca do Edifício de São Francisco.

Esta é a 21.ª maratona organizada pelo New Bedford Whaling Museum, sendo o segundo ano em que é feita paralelamente uma leitura da obra em língua portuguesa, na Galeria do Baleeiro Açoriano, envolvendo a comunidade emigrante residente na costa leste dos Estados Unidos.

A leitura do romance icónico de Herman Melville decorre no âmbito de uma colaboração com aquela instituição cultural norte-americana e com o Consulado de Portugal em New Bedford.

“Moby Dick”, uma obra de 1851, conta a a viagem da baleeira “Pequod” e as atribulações da sua tripulação, da qual faz parte um açoriano, cujo capitão visa destruir um mítico cachalote branco que, num confronto anterior, lhe arrancou uma perna. O romance com dimensões alegóricas, representa os extremos da ambição humana e a batalha entre a razão e o instinto animal.