De que está à procura ?

Lisboa
Porto
Faro
Comunidades

Lyon: exposição e conferência sobre os portugueses na Primeira Guerra

A exposição de fotografia “Os Portugueses na Primeira Grande Guerra”, realizada em dois exemplares pelo Comité Nacional Francês de Homenagem a Aristides de Sousa Mendes, pela Liga dos Combatentes Portugueses, e pela Rede Aquitânia para a História e a Memória da Imigração, já exposta em Paris, Bordeaux, Poitiers e Limoges, é uma exposição itinerante que agora chega a Lyon.

A exposição, que se decompõe em 24 painéis iniciais, que preenchem uma importante lacuna da História, homenageando-se com todas as fotografias, a vida dos combatentes na frente de batalha, e seis painéis que podemos apelidar de Honras e Reconhecimento, a todos estes soldados portugueses de todos esquecidos, com os testemunhos de gratidão de Raymond Poincarré, em 14 de julho de 1918, do Maréchal Foch, a 13 de julho de 1922, o monumento aos heróis portugueses em La Couture, inaugurado a 10 de novembro de 1928, o Cemitério de Richebourg, a cripta do soldado desconhecido no Mosteiro da Batalha, em Portugal.

A apresentação desta exposição é feita juntamente com uma conferência proferida pelo jornalista Carlos Pereira. O evento tem lugar dia 1 de março no Consulado de Portugal em Lyon.