De que está à procura ?

Comunidades

Língua não é entrave à nacionalidade luxemburguesa, diz ministro Félix Braz

O ministro da Justiça luxemburguês, o lusodescendente Félix Braz, disse esta quarta-feira que a língua luxemburguesa deixou de ser um entrave para quem quer obter a nacionalidade, nomeadamente os portugueses.

“Todos hoje têm acesso à nacionalidade luxemburguesa, segundo a nova lei há acesso para todos, pode é demorar mais ou menos tempo, para uns cinco ou sete anos, para outros até 20 anos, qualquer residente do Luxemburgo, mesmo se não falar luxemburguês, tem hipótese de acesso à nacionalidade sem exames, sem testes. A língua não é um obstáculo”, disse o ministro.

Félix Braz, filho de pais oriundos de Castro Marim, falava aos jornalistas antes do almoço oferecido pelo primeiro-ministro luxemburguês, Xavier Bettel, ao Presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, que hoje termina uma visita de Estado de dois dias ao Luxemburgo.

Questionado sobre as semelhanças entre as coligações de Governo em Portugal e no Luxemburgo, o ministro considerou que não se trata de “coligações improváveis” e que ambas estão a “funcionar bem”.

Quando explicava a coligação entre socialistas, liberais e verdes, foi interrompido por Xavier Bettel e por Marcelo, que o chamavam da varanda do Castelo de Bourglinster para o almoço.

Félix Braz disse que estava a explicar a ‘geringonça’ luxemburguesa, tendo o primeiro-ministro garantido: “ça marche bien” (está a funcionar bem).

O ministro lusodescendente referiu ainda que “Portugal é um parceiro muito importante para o Luxemburgo” por que é um dos países “que mais defende a construção europeia.

Sobre as dificuldades da comunidade portuguesa, referiu que são as mesmas que as outras comunidades enfrentam, num país onde 47% da população são estrangeiros.

TÓPICOS

Siga-nos e receba as notícias do BOM DIA