De que está à procura ?

Motores

Latvala: vitória em casa

Jari-Matti Latvala é o vencedor da edição 2015 do Rali da Finlândia. A jogar em casa, o finlandês repetiu o triunfo do ano passado e soma três vitórias nesta prova no seu palmarés. Na derradeira especial, a Power Stage, Sébastien Ogier foi o mais rápido e para além de somar os três pontos extra, estabeleceu a média impressionante de 135,25 km/h.

No final, e com o segundo lugar, o francês foi o primeiro a felicitar o seu companheiro de equipa pela vitória. “Foi uma batalha tremenda com o Jari-Matti. Este fim-de-semana foi fantástico. Adorei. O Jari-Matti foi tão forte. Esteve muito bem. Não tenho problemas em ser batido por ele no seu país nesta prova”, afirmou o campeão do mundo.

Os dois terminaram a prova separados por 13,7 segundos. Não é, de longe, a diferença mais pequena da história, mas mostra como o rali foi disputado pelos dois. Latvala fez o segundo tempo na Power Stage e juntou dois aos 25 pontos do triunfo. Kris Meeke concluiu com o terceiro registo. O norte-irlandês mostrou que não fosse o erro cometido ontem à tarde, teria conseguido um pódio na Finlândia.

No seu lugar ficou Mads Ostberg, também em Citroën. O norueguês entrou com calma mas subiu de rendimento e, por força de uma prestação muito constante, chegou ao pódio. “É muito bom chegar ao fim. Adorei o rali. Sinto-me bem por voltar e lutar depois do que aconteceu na Polónia”, disse.

Thierry Neuville acabou em quarto num resultado melhor do que a prestação. Mas depois do aparatoso acidente do shakedown, chegar ao fim neste lugar sabe quase a vitória. “Não podíamos ambicionar mais do que o quarto lugar. É bom para o campeonato de construtores. Não estou satisfeito com o rali mas o resultado é bom”, explicou.

Ott Tanak foi o melhor Ford e quinto absoluto. O estónio hipotecou as possibilidades de chegar ao pódio logo na sexta-feira, mas voltou a mostrar que em ralis rápidos tem uma palavra a dizer. “Não é a mesma coisa quando estamos a lutar por uma posição. Foquei-me nas notas e em encontrar boas trajectórias”, sublinhou.

Juho Hanninen regressou ao WRC, agora em Ford Fiesta. Não teve possibilidade de testar mas concluiu a prova num meritório sexto lugar. O finlandês bateu Martin Prokop, sétimo. Em oitavo e nono surgem os melhores do WRC2 que são, por sinal, pilotos oficiais Skoda. Lappi triunfou na categoria e Tidemand terminou em segundo. O décimo lugar absoluto ficou para Lorenzo Bertelli. “Éo segundo rali consecutivo que termino sem problemas”, enalteceu o italiano.

No campeonato, Sébastien Ogier lidera com 182 pontos. Com a vitória, Latvala sobe de quarto para segundo. Tem, agora, 93 pontos, mais nove do que Mads Ostberg que é terceiro. A próxima prova da temporada é o Rali da Alemanha que se realiza entre os dias 20 e 23 deste mês.

Ler mais: http://autosport.pt/latvala-vence-o-rali-da-finlandia-pela-terceira-vez=f137489#ixzz3hktXnBQE

TÓPICOS

Siga-nos e receba as notícias do BOM DIA