De que está à procura ?

Europa

Klaus Regling: “Os portugueses são um pouco como os alemães”

O diretor-geral do Mecanismo de Estabilidade Europeu compara Portugal à Alemanha no que à implementação de reformas diz respeito, publicou o Notícias ao Minuto.

As perspetivas de Klaus Regling para Portugal são as melhores. Em entrevista ao Diário de Notícias, o diretor-geral do Mecanismo de Estabilidade Europeu explicou que não existe risco de o país não conseguir pagar a tempo a sua dívida e que é realista – “não nos próximos dois anos, mas ao longo do tempo” – a necessidade de Portugal crescer mais rápido do que alguma vez aconteceu no passado.

“O crescimento real em Portugal deverá ser mais alto do que o da média da zona euro, porque existe um desvio significativo nos níveis de produtividade”, afirmou o economista, certo de que “a recompensa” pelas reformas que têm sido levadas a cabo “virá”.

“Hoje estamos a ver isso na Europa”, como é exemplo Irlanda e Espanha e “também países que não atravessaram crises nos últimos anos”, referiu, argumentando: “Compare França e Alemanha, por exemplo. As pessoas esquecem-se de que entre 1995 e 2005, França cresceu mais do que a Alemanha. Agora, a Alemanha está melhor do que a França. Porquê? Porque a Alemanha implementou mais reformas do que os outros na última década. É a razão chave”.

Questionado sobre se o mesmo pode acontecer com Portugal, Klaus Regling respondeu: “Penso que já são um pouco como os alemães, nesse sentido, porque os portugueses começaram a implementar reformas há cinco anos”.

TÓPICOS

Siga-nos e receba as notícias do BOM DIA