De que está à procura ?

Europa

Juncker apela aos gregos para votarem “sim”

Em nome da unidade, o presidente da Comissão Europeia apelou aos gregos para votarem “sim” no referendo que se deverá realizar domingo na Grécia.

No início de mais uma semana que se adivinha tensa, Jean-Claude Juncker lembrou que está em causa o futuro do povo grego: “o planeta inteiro considerará que um ‘não’ grego à questão que for colocada – ainda não se sabe qual a questão que será colocada – significará que a Grécia quer assumir um distanciamento em relação à zona euro e em relação à Europa.”

Esta segunda-feira, em conferência de imprensa, o líder do executivo comunitário sublinhou que as instituições fizeram tudo o que estava ao alcance para tentar chegar a um acordo com Atenas. Jean-Claude Juncker referiu ainda que não trabalha em uma nova proposta porque considera que o último pacote é “completo”, “exigente” e contém elementos “sociais”: “neste pacote não há cortes salariais. Ninguém pode transmitir a ideia de que há cortes salariais. Não há cortes nas pensões. Na verdade, este é um pacote que cria mais justiça social, mais crescimento e uma administração pública mais moderna e transparente.”

O programa de resgate da “troika” termina esta terça-feira. No mesmo dia, expira o prazo para a Grécia pagar 1,6 mil milhões de euros ao Fundo Monetário Internacional.

TÓPICOS

Siga-nos e receba as notícias do BOM DIA