De que está à procura ?

Comunidades

Jovens lusófonos do Luxemburgo foram em peregrinação a Roma

“Foi espectacular! Se pudesse repetia a viagem! Jubileu cumprido”. Foi assim que os 22 jovens da Missão Católica de Língua portuguesa de Esch-sur-Alzette, no Luxemburgo, exclamaram no final da Peregrinação Jubilar a Roma e à Cidade do Vaticano.

Na Missa do Envio, na igreja Sacré-Coeur de Esch/Alzette, os jovens recolheram, no “Livro da Misericórdia”, intenções de oração da comunidade para as apresentar na Eucaristia a ser celebrada pelo acompanhador espiritual, padre Rui Pedro, na Basílica Vaticana, junto ao túmulo do apóstolo Pedro. Os jovens peregrinaram, em nome da comunidade, como autênticos mensageiros do caminho espiritual e de participação eclesial que os imigrantes lusófonos realizam na arquidiocese do Grão-Ducado.

A Peregrinação aconteceu de 18 a 22 de Julho e integrou-se no Jubileu da Misericórdia. Foi apoiada pela comunidade cristã e preparada com uma série de eventos formativos e de angariação de fundos. O grupo, designando-se por All Together (todos juntos) é constituído por adolescentes e jovens, na sua maioria estudantes, de origem portuguesa e caboverdiana, que se encontram quinzenalmente para sessões de formação e convívio. É o grupo de jovens da Missão de Língua Portuguesa!

Além dos rituais jubilares da passagem da Porta santa, visita às Basílicas romanas, participação na Eucaristia, caminhadas penitenciais a pé, houve ainda tempo para actividades culturais de conhecimento da história e arte dos primórdios do Cristianismo, tais como: visita aos monumentos do Coliseu, Foro e Palatino, Museu do Vaticano, visita guiada à Rádio Vaticano e entrevista, Sinagoga e S. António dos portugueses.

O grupo realizou igualmente uma visita ao seminário maior dos missionários scalabrinianos onde se cultivam as vocações dos futuros padres para o acompanhamento das comunidades migrantes. Esta foi uma boa ocasião para visitar esta estrutura de formação teológica da Congregação que serve a Missão de Língua Portuguesa no Luxemburgo de onde provêm os 22 peregrinos, assim como para conhecer um dos importantes e universais serviços que a diocese de Roma presta ao serviço das vocações sacerdotais, religiosas e missionárias.

O grupo foi a Roma, mas sem ver o Papa. O Papa Francisco encontrava-se em descanso para se preparar para a visita à Polónia onde participa, esta semana, na Jornada Mundial da Juventude.

TÓPICOS

Siga-nos e receba as notícias do BOM DIA