De que está à procura ?

Lisboa
Porto
Faro
Comunidades

José Luís Carneiro: encontros de investidores da diáspora são aposta ganha

O Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro, afirmou que o terceiro Encontro de Investidores da Diáspora, que vai decorrer no Pavilhão de Exposições e Feiras de Penafiel, entre 13 e 15 de dezembro, deverá registar a maior participação de sempre, visto que se verificam já a cerca de dois meses do evento, 130 inscrições de participantes vindos de 17 países.

O governante falava a 25 de outubro, em Penafiel, na apresentação do evento organizado pela Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas, através do Gabinete de Apoio ao Investidor da Diáspora (GAID), e pela Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa, com o apoio da Câmara Municipal de Penafiel.

“Vai ser um encontro que marcará a consolidação da aposta desenvolvida no âmbito do Gabinete de Apoio ao Investimento da Diáspora, que tem na organização destes eventos uma materialização muito concreta e que pode já ser vista como uma aposta ganha”, disse.

P1060708

José Luís Carneiro referiu que o Encontro de Investidores da Diáspora possibilitará a transmissão de informação relevante sobre os incentivos ao investimento em Portugal, mas será também Uma oportunidade para a promoção internacional e atração de investimento para o Tâmega e Sousa. “Será, ainda, uma ocasião oportuna para que empresários sediados no nosso país encontrem parceiros relevantes, na nossa diáspora, para a internacionalização da sua atividade”, observou.

A apresentação do programa coube à coordenadora do GAID, Luísa Pais Lowe, que referiu que a diáspora portuguesa está “repleta de grandes empreendedores”. “Estes encontros visam também dar a conhecer os seus percursos de vida e os seus projetos empresariais, que se distinguem pela inovação e pelo sucesso. O objetivo final é que se estabeleçam mais e mais parcerias, e que estas sejam profícuas para os empresários da diáspora e para os empresários que estão em Portugal”, observou.

Luísa Pais Lowe elencou sete painéis temáticos, dos quais consta a participação de 13 membros do Governo e de vários representantes de organismos estatais ligados ao apoio ao investimento, para além de representantes do mundo empresarial da diáspora, de autarcas e de elementos da economia social. A coordenadora do GAID disse ainda que a principal fonte de informação sobre o evento é o Portal das Comunidades, onde estão disponível o programa do evento e os canais de inscrição.

O presidente da CIM do Tâmega e Sousa e autarca de Cinfães, Armando Mourisco enalteceu as mais-valias da região, que concentra 9 por cento das empresas e 8 por cento das exportações da região norte, vincando setores especialmente importantes como o calçado, o mobiliário ou a construção civil. Referiu, ainda, que a larga tradição de emigração da região serve para que ela seja já muito conhecida além-fronteiras, graças aos cidadãos que partiram dos concelhos do Tâmega e Sousa rumo ao Brasil, a outros países europeus e a outras parte do Mundo.

O autarca de Penafiel, Antonino de Sousa, agradeceu a confiança do Governo por ter atribuído àquele território a organização do evento, mostrando-se convicto de que o mesmo constituíra um momento de afirmação do Tâmega e Sousa, nos contextos nacional e internacional, e uma oportunidade para o território, no sentido de acolher mais investimento empresarial que potencie a sua competitividade.

Para mais informações e para inscrição clique aqui.