De que está à procura ?

Lisboa
Porto
Faro
Comunidades

Jayjezz: rapper português do Luxemburgo dá nas vistas na América

Jayjezz é o nome artístico de Jérôme Correia, lusodescendente residente em Tétange no Luxemburgo, a quem o hip-hop em língua portuguesa já valeu prémios nos Estados Unidos.

Nascido em 1991 no Luxemburgo, descobriu o hip-hop ainda criança ouvindo Eminem, mas foi a fixação pelas musicas do português Boss AC, que fez com que considerasse entrar no mundo da música onde está desde 2004.

Relembra com um sorriso os tempos em que trabalhava nas obras durante as férias para comprar material de estúdio. A aprendizagem como autodidata fez com que hoje dispense os preços exorbitantes de tempo de estúdio, preferindo gravar com tempo no seu espaço, encarregando-se o próprio da mistura e masterização.

Elege como grande influência, para além de Boss AC, o rapper português Jimmy P. Embora declare que hoje em dia ouve “pouco rap português para não ser influenciado”. Aponta o rock/rap japonês como o estilo que mais ouve atualmente.

Jayjezz já viu o seu trabalho reconhecido além-fronteiras com três nomeações para os Prémios Internacionais de Música Portuguesa em New Bedford nos Estados Unidos, tendo sido galardoado em 2016 e 2018 na categoria de Rap/Hip Hop. Da viagem à América resultou a gravação do videoclip da faixa “I know better”.

Reconhecimento que ainda não é o suficiente para o rapper cumprir o sonho de viver da música. Consciente das limitações do panorama musical no Grão−Ducado, Jayjezz pisca o olho ao mercado português, “se alguma porta se quiser abrir,” mas “o pessoal dá mais valor se for um artista mesmo de Portugal” lamenta.

O primeiro álbum do jovem artista saiu em novembro de 2017 com o titulo “Solo a Dois”. O trabalho constituído por 10 temas está disponível gratuitamente no Youtube, Spotify e para download.

Veja em baixo a entrevista com o artista.