De que está à procura ?

Motores

Hyundai i30 Turbo: uma surpresa agradável

A percepção ao volante do Hyundai i30 Turbo é melhor do que dizem os seus dados técnicos. O som é agressivo, mas não escandaloso. A maneabilidade excelente. As diferentes regulações permitem usufruir do carro como se fosse um puro desportivo. E no final a fatura na bomba de gasolina não é tão elevada como as acelerações podiam fazer pensar.

De fora o carro já anuncia que não é o “típico” Hyundai familiar, competente e ajuizado. Na frente, uma linha vermelha por baixo da grelha e bastante rente ao chão dá-lhe um ar desportivo a fazer lembrar as versões mais “racing” da Mercedes. As jantes de 18 polegadas e cinco braços bastante abertos acentuam o efeito desportivo. Todos os ângulos se conjugam para obter um “look” agressivo e agradável. Visto de cima o Hyundai i30 Turbo que ensaiámos fica ainda melhor graças ao contraste preto-branco do teto de vidro.

bbDSC_0023

O poder do propulsor é descarregado de forma equilibrada nas ruas. O i30 Turbo é mais alegre, mas não extremo. O assento do condutor é confortável e a direção, suficientemente precisa: a Hyundai faz um favor aos mais exigentes colocando a possibilidade de regular o comportamento da direção. Uma excelente ideia para tornar o carro ainda mais desportivo. O Turbo propõe ainda uma série de ajudas à condução que se traduzem por “palavrões” como VSM /Vehicle Stability Management) ou ESC (Electronic Stability Control) ou ainda o ESS (Emergency Stop Signal) que faz um efeito de pisca-pisca nos travões quando os usamos a fundo.

E que mais propõe a marca coreana ao condutor? Muito simplesmente uma potência de 186 cavalos para um motor de 1.6 litros. A Hyundai – que agora marca presença no campeonato do mundo de ralis. que aproveitar o marketing e mostrar que também pode fazer carros desportivos.

A lista de equipamentos é boa, com direito a sete airbags, sensores de estacionamento traseiros e faróis bi-xenon. Como se trata de um automóvel de caráter desportivo, temos direito a detalhes em vermelho no botão de arranque, na alavanca de velocidades, nos assentos e mesmo no volante.

O Hyundai i30 Turbo pode ser comprado em versão 3 ou 5 portas e os preços na Europa começam por volta dos 27 mil euros (Luxemburgo) chegando a quase 32 mil em Portugal.

bDSC_0001

 

TÓPICOS

Siga-nos e receba as notícias do BOM DIA