De que está à procura ?

Motores

Honda CR-V: fiabilidade impressionante

Embora esteja longe de ter o design mais atual, o Honda CR-V é o SUV mais vendido em vários países de vários continentes e é fácil perceber porquê: o CR-V é um automóvel mais do que testado, com um índice de fiabilidade impressionante e que corresponde exatamente aquilo que uma família precisa.

No exterior desta versão Lifestyle contávamos com luzes de iluminação diurna em LED, faróis de xénon, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, jantes de 18 polegadas com dois tons envolvidas em pneus 225/60R18, vidros traseiros escurecidos, antena shark, barras de tejadilho longitudinais em alumínio, luzes de nevoeiro e luzes de boas-vindas.

No interior, o espaço é a palavra de ordem, viajamos à vontade em todos os lugares. Há muita arrumação e temos uma bagageira que dá para dormir lá dentro, com 589 litros de capacidade que se podem estender, através do rebatimento dos assentos traseiros, até aos 1669 litros.

A qualidade dos materiais não está propriamente atualizada, pois há alguns plásticos mais rijos, contudo, a qualidade da montagem faz com que não se oiçam ruídos parasitas, pelo que podemos dizer que é um interior agradável.

No que toca ao equipamento contamos com ar-condicionado automático dupla-zona, assentos dianteiros aquecidos, sistema Honda Connect, câmara de ajuda ao estacionamento traseiro, sensores de chuva e luminosidade, estofos em pele e alcantara, puxadores das portas cromados, volante e maneta da caixa de velocidades em pele, tabliê com aplicações em alumínio, modo ECON, Start&Stop, saídas da climatização para os lugares traseiros, cruise control, retrovisor interior com escurecimento automático, entre outros.

O sistema de navegação e multimédia da Honda aparece num ecrã de 7 polegadas, com sistema de navegação Garmin, duas entradas USB, entrada vídeo, sistema de som premium com subwoofer e comandos do rádio no volante. Este sistema de navegação e multimédia da Honda tem boa imagem, mas requer alguma habituação.

O painel de instrumentos ajuda a ter uma condução mais económica e ecológica, através da luz indicadora de troca de velocidade e através da luz dos regimes de rotação e aceleração. Ou seja, no painel de instrumentos do Honda CR-V contamos com duas luzes que vão mudando de cor consoante a aceleração e regime de rotação, sabemos que o verde indica que estamos num regime económico. Ainda no painel de instrumentos temos várias informações e conseguimos nos comandos do volante, consultar alguns dados que aparecem num ecrã situado por cima do tabliê.

A posição de condução do Honda CR-V é agradável e confortável, até mesmo os passageiros conseguem viajar com conforto, devido à suspensão competente que filtra bem as irregularidades da estrada.

Quando olhamos para o Honda CR-V e sabemos que tem um motor 1.6 litros diesel de 120cv com 300Nm de binário, automaticamente pensamos: “Não será pouco motor, para um automóvel deste tamanho?” A resposta é: “Não!”.

O motor 1.6 litros diesel é equilibrado e não torna o Honda CR-V pastelão, antes pelo contrário, é um motor cheio de energia, associado a uma caixa digna, que tornam todo o conjunto bastante competente e satisfatório.

Não precisamos da tração integral ou do motor mais potente com 160cv. Esta motorização de 1.6 litros diesel de 120cv surpreende pela positiva até mesmo no que toca aos consumos, que podem andar pouco abaixo dos 6 litros a cada 100 quilómetros!

Em termos de performance, o Honda CR-V com o motor 1.6 I-DTEC atinge os 100km/h em 11,2 segundos e uma velocidade máxima de 182km/h. As emissões de CO2 rondam as 119g/km.

No que toca à segurança, o Honda CR-V tem sistema de monitorização de pressão dos pneus, assistência ao arranque em subida, travagem ativa em cidade, assistência à estabilidade de atrelado, distribuição eletrónica da travagem e encostos de cabeça dianteiros anti-chicotada. Como opcional, a Honda disponibiliza pack de segurança avançada de auxilio ao condutor, aviso de colisão frontal, reconhecimento de sinalização de transito e aviso de ângulo morto.

Nos testes EuroNCap, o Honda CR-V conseguiu em 2013 as 5 estrelas. Nesse ano, obteve 93% na segurança dos adultos, 74% na segurança das crianças, 68% na segurança dos peões e 66% nas ajudas à condução.

MAIS CARROS EM CAR ZOOM

TÓPICOS

Siga-nos e receba as notícias do BOM DIA