De que está à procura ?

Comunidades

Homenagem a Salgueiro Maia: “o capitão de abril é um mito”

As palavras são do padre Belmiro, ex-capelão português no Luxemburgo, um dos convidados de honra na homenagem que o BOM DIA prestou este sábado ao capitão Salgueiro Maia, para assinalar o 25 de abril. O sacerdote fez um elogioso discurso à figura de Salgueiro Maia, criticando a classe política atual assim como a do pós 25 de abril, acusando muitos desses militares de “nem sequer saberem gramática”, completando: “quem não sabe gramática não pode saber governar”.

Belmiro Nariño falava na prsença de Catarina Salgueiro Maia, filha do capitão de abril, que recebeu do BOM DIA e da Associação de Comandos do Benelux algumas lembranças em guisa de homenagem ao seu pai.

Catarina Salgueiro Maia está emigrada no Luxemburgo há alguns anos e manifestou, num breve discurso, a importância de saber que as pessoas ainda se recordam do seu pai e do que “ele representa para Portugal”.

Estiveram também presentes na cerimónia, que teve lugar no restaurante Fandango, em Windhof, na fronteira oeste do Luxemburgo, o deputado Paulo Pisco e o cônsul de Portugal no Grão-Ducado, Rui Monteiro. Este diplomata contou a sua vivência no dia 25 de abril de 1974 e como a figura de Salgueiro Maia se tornou para si num verdadeiro herói.

Paulo Pisco explicou às várias dezenas de portugueses presentes a importância de “recordar o 25 de abril” como data fundadora da democracia portuguesa, tendo lamentado ainda que a situação atual de Portugal não permita a muitos jovens ficarem no seu país, sendo obrigados a emigrar.

Os poetas Dinis Moura (colaborador do BOM DIA) e João Raposo leram poemas relacionados com o 25 de abril, ao que se seguiu uma intervenção da Associação de Comandos do Benelux “em nome de todos os militares portugueses”.

No final da cerimónia de homenagem foi projetado o filme de Maria de Medeiros “Capitães de Abril”.

 

TÓPICOS

Siga-nos e receba as notícias do BOM DIA