De que está à procura ?

Lisboa
Porto
Faro
Lifestyle

O homem que tirou esta foto está à procura da “autenticidade portuguesa”

Steve McCurry, fotógrafo mundialmente reconhecido pelo retrato desta menina afegã, que foi capa da revista “National Geographic”, está de visita esta semana ao Porto e região do Douro, visita que conta com o apoio da Associação de Turismo do Porto e Norte (ATP). Durante a estadia, que decorre entre 18 e 21 de maio, o artista está acompanhado por João Barbado, diretor da Barbado Gallery, e irá recolher material para uma exposição retrospetiva de fotografia, que deverá passar pelo Porto e terá expressão nacional e internacional.

Depois de ser eleita “Melhor Destino Europeu 2017”, a cidade do Porto volta a estar em destaque com a visita de um dos nomes mais emblemáticos do mundo da fotografia, que já venceu o Magazine Photographer of the Year e que já foi o fotógrafo do ano para a National Press Photographers Association e para a Royal Photographic Society’s Centenary. Refira-se, ainda, os dois primeiros prémios que o artista arrecadou nos World Press Photo (em 1985 e em 1992). Durante a viagem a Portugal, e além da cidade do Porto e da região do Douro, Steve McCurry passará por Fátima, por Évora, por Coimbra e pelas Aldeias do Seixo. No âmbito da visita ao Porto, será recebido por Rui Moreira, presidente da Câmara Municipal.

Para Filipe Ortigão Guimarães, diretor executivo da Associação de Turismo do Porto e Norte, “esta é uma excelente iniciativa para a cidade e para a região, uma vez que Steve McCurry não é apenas o autor de uma das fotografias mais icónicas da História, como é, ainda, um dos autores mais premiados de sempre”. “O facto da obra de Steve McCurry refletir um enorme fator humano, onde o contacto próximo com as pessoas é constante, faz com que aguardemos com expetativa redobrada os resultados desta visita a um local tão autêntico como o Norte de Portugal”, confidencia o responsável.

Filipe Ortigão Guimarães revela, igualmente, que “este é mais um sinal do enorme reconhecimento internacional do Porto e da região Norte de Portugal”. “Partilhar a nossa riqueza patrimonial, cultural e paisagística com alguém que já percorreu praticamente o mundo todo torna-se ainda mais especial e irá, seguramente, beneficiar a exposição internacional da região nas galerias de todo o mundo onde irá estar presente a obra de McCurry”, conclui o diretor executivo da ATP.