De que está à procura ?

Colunistas

História do dia

Um professor universitário perto da reforma entra na primeira aula no início do ano e faz a chamada (lembram-se do que era a chamada?), em grande parte para ficar a conhecer as caras dos alunos: duas alunas não respondem à chamada ao que o prof replica em tom interrogativo “Estas duas, são fantasmas?”.

Azar! O trocadilho que só se percebe em inglês é o seguinte: spooks serve tanto para aparições/fantasmas como para escarumba (indicativo pejorativo de ser humano de origem africana e pele negra).

Por azar, e com total desconhecimento do prof, as duas alunas que não responderam à chamada porque não estavam presentes eram mesmo de pele negra, vulgo afro-americanas. 

A partir daqui é a descida ao inferno: o prof praticamente jubilado, brilhante e por todos querido, perde tudo, incluindo a sua reputação construída ao longo de décadas. Por nada. Nada. De nada lhe serve o seu capital humano, o seu empenhamento, a sua reputação e até o facto de a palavra ter sido mal interpretada dada o seu desconhecimento do facto de as ditas alunas serem negras.

Existem mais uns pormenores que se revelam pormaiores, como por ex. o facto de, também ele, ser afro-americano que tinha tido a sorte ou azar de nascer branco branquinho, algo que tinha ocultado toda a sua vida para poder singrar o caminho que já levava.

Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor.

TÓPICOS

Siga-nos e receba as notícias do BOM DIA