De que está à procura ?

Colunistas

HISTÓRIA das PALAVRAS com HISTÓRIA: Janeiro

Anteriormente, falámos sobre a origem do nome dos meses de maio e junho em português. Um novo ano começou, vou pois contar a história da origem do nome de janeiro, o mês que os Romanos dedicaram a Janus, um dos mais antigos deuses da Província Itálica, possivelmente de origem etrusca.

Considerado o deus das portas e dos portões, dos começos e dos fins, Janus era por isso representado com dois rostos, um olhando para o que fica para trás (o passado, a época primitiva do homem, o mundo rural, a infância); o outro olhando para o que está à frente (o futuro, a época civilizada, as cidades, a idade adulta). Nas representações mais antigas de Janus, um dos rostos é imberbe como o de um jovem, o outro tem barba como o de um homem adulto. Nas mais recentes, ambos os rostos têm barba e ele segura na mão direita uma chave.

No início, Janus era celebrado no primeiro dia de cada mês (calendas) e quando começava a época das sementeiras e também a das colheitas, e ainda nas fases mais importantes de um novo começo na vida de um indivíduo, como o nascimento e o casamento. Com o andar dos tempos, devido ao seu papel de protector dos portões e de deus dos começos, o seu nome foi escolhido para denominar o primeiro mês do ano.

Segundo uma lenda sobre a origem de Janus, ele teria sido um mortal oriundo da Tessália que chegou ao Lácio e casou com Camese. O casal viveu muitos anos felizes e teve muitos filhos. Foi uma época de grande abundância e paz, a mítica Idade de Ouro da humanidade. Depois da morte de Camese, Janus governou sozinho, mas sabiamente, fomentando a agricultura e introduzindo leis. Só após a sua morte é que foi divinizado e se tornou o protector da cidade de Roma.

Dulce Rodrigues

http://about.me/dulcerodrigues

www.dulcerodrigues.info

www.facebook.com/author.dulce.rodrigues

www.barry4kids.net

Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor.

TÓPICOS

Siga-nos e receba as notícias do BOM DIA