De que está à procura ?

Comunidades

De França a Paços de Ferreira a pedalar por uma boa causa

Juntamente com a esposa, Jean-Bernard Ribeiro chegou ao fim de uma viagem de 31 dias, ao longo da qual arrecadou dez euros por quilómetro e, ainda, 20 camisolas e dez bolas autografadas por famosos treinadores e jogadores de râguebi e futebol que, agora, vão ser leiloadas. Uma delas está assinada pelo internacional português Pepe, revela o Jornal de Notícias.

“Foi um desafio louco, mas o objetivo está alcançado”, afirmou à chegada à Capital do Móvel, onde dezenas de ciclistas o acompanharam nos últimos quilómetros de uma aventura que começou no dia 27 de abril, junto a Lyon. “Foi complicado. Apanhámos chuva, neve e passámos de uma temperatura de dois graus negativos para 42 positivos. Também nos tentaram roubar as bicicletas, mas, no final, podemos dizer que correu bem. É uma experiência que eu e a minha mulher vamos guardar para toda a vida”, salientou.

O filho do casal que, na década de 60 do século passado, saiu de Paços de Ferreira para se radicar em França realçou, igualmente, que, durante a viagem, conseguiu, através de palestras e entrevistas, sensibilizar o público para as dificuldades de uma doença que afeta 0,008% da população mundial. “E isso é que foi o mais importante”, sustentou.

O diretor de vendas de um laboratório de medicamentos que criou uma associação vocacionada para o auxílio a doentes com “ossos de vidro”, a “Move Toi! Pour la MOV”, acrescentou que a verba angariada será, de imediato, canalizada para Rita Santos. “Vamos apoiá-la para que possa ir para a universidade”, assume. Mas Jean-Bernard Ribeiro também quer patrocinar investigações científicas que ajudem a minimizar os efeitos da doença.

Já a Rita faltaram-lhe as palavras para exprimir a gratidão pela iniciativa. “Jean-Bernard e Laurence não há forma de descrever o que estou a sentir neste momento”, disse entre lágrimas.

TÓPICOS

Siga-nos e receba as notícias do BOM DIA