De que está à procura ?

Motores

Ford Ecosport: mais europeu e musculado

O novo Ford Ecosport está menos americano e mais adaptado ao mercado europeu, tem um design mais atrativo e elegante que fica bem em qualquer ocasião, seja ela numa volta fora-de-estrada ou no meio da “selva urbana”. Na dianteira ganhámos uma nova grelha redesenhada e mais bonita, temos novas proteções plásticas na carroçaria, um capô mais desportivo e um parachoques dianteiro mais musculado, as óticas foram redesenhadas e modernizadas e os faróis de nevoeiro e piscas passam agora a estar embutidos no parachoques dianteiro numa moldura estilizada à cor da carroçaria. Nas laterais, temos frisos cromados que dividem a proteção plástica da carroçaria e oferecem um design complementar à moldura dos vidros. A marca americana na traseira, manteve o portão a abrir de forma lateral, um parachoques mais musculado com a proteção em alumínio, os refletores foram redesenhados, assim como os farolins.

Ainda no exterior temos luzes de iluminação LED, vidros traseiros escurecidos, jantes de 17 polegadas com dois tons envolvidas em pneus 205/50,luzes de pisca nos retrovisores, barras de tejadilho em alumínio e um spoiler traseiro.

No interior a mudança é do dia para a noite. Se o anterior Ford Ecosport era um automóvel com um design antiquado e materiais de qualidade duvidosa, o novo Ford Ecosport conta já com um design moderno, mais “limpo” e desprovido de “excessos”, com elementos de segmentos superiores e uma qualidade de materiais e montagem das melhores do segmento. O espaço a bordo é agradável nos lugares dianteiros e traseiros, temos ainda uma bagageira com 310 litros de capacidade.

Ainda no interior temos um volante, maneta da caixa de velocidades e assentos ergonómicos e confortáveis, temos uma simpática iluminação ambiente que pode adoptar várias cores, ar-condicionado automático, sistema Ford Sync 3 em ecrã de 6,5 polegadas, volante multi-funções, soleiras das portas em alumínio com designação do modelo, sistema de som premium Bang&Olufsen, botão start da ignição, chave mãos-livres, cruise-control, painel de instrumentos em ecrã TFT de dimensões generosas, duas entradas USB, entre outros.

O sistema Ford Sync 3 é um dos melhores do mercado, para além de ser de fácil utilização de ser rápido e contar com uma série de aplicações e funções, aparece num ecrã com uma qualidade de imagem digna de registo e dimensões pouco comuns no segmento. O AndroidAuto e o Apple CarPlay permitem-nos estar sempre “conectados” ao nosso telefone. No site da Ford temos à nossa disposição um catálogo de aplicações, onde os utilizadores podem pesquisar as aplicações disponíveis para a sua versão Sync. O catálogo do AppLink inclui também ligações para o iTunes ou Google Play Store, a partir dos quais é possível transferir as aplicações. O melhor é podermos executar várias tarefas por voz, como mudar de musica, selecionar pastas entre outros. É também no Ford Sync 3 que conseguimos alterar definições do automóvel como a iluminação ambiente.

O painel de instrumentos é digno de um automóvel de segmento superior e arriscamos dizer que não há muitos automóveis do segmento com um painel tão completo e com boa imagem, revela toda a informação necessária para a circulação, informações de viagem, consumos, reconhecimento de sinais de transito, alertas das ajudas à condução, temperatura exterior, estado do veiculo, entre outros.

A posição de condução é agradável e sentimo-nos bem em todos os lugares. Quer estejamos nos assentos dianteiros, quer estejamos nos assentos traseiros o conforto é garantido pela boa ergonomia dos bancos que proporcionam viagens confortáveis, a isto juntamos uma configuração de suspensão que também proporciona conforto. No lugar de condutor, para além da boa posição de condução, temos os comandos todos à mão, tudo funciona de forma intuitiva.

O comportamento do Ford Ecosport é dos melhor do segmento e a razão… É tudo! O Ford Ecosport é um automóvel para quem gosta de conduzir, temos uma direção direta e prazerosa, uma caixa de velocidades bastante “mecânica”, um chassi extremamente competente e um motor 1.5 TDCi cuja sua única lacuna é o facto de ser algo anémico nas rotações mais baixas. Estes fatores reúnem-se para proporcionar uma condução entusiasmante e pouco comum neste tipo de automóvel.

O motor 1.5 TDCi é equilibrado, tem 100cv de potência e 215Nm de binário. Como já dissemos “peca” pela falta de energia nas rotações mais baixas, contudo, os consumos não saem muito prejudicados. No nosso ensaio a média rondou os 5 litros a cada 100km, percursos mistos, com e sem trânsito. No que toca a performance temos uma aceleração dos 0 aos 100km/h em 14 segundos e uma velocidade máxima de 160km/h.

Na segurança tínhamos sistema de ajuda ao arranque em subida, sistema de ajuda ao estacionamento com câmara, sensores de chuva e luminosidade, monitorização da pressão dos pneus, sistema de deteção de ângulo morto, entre outros. Os testes Euro NCap foram realizados ao Ford Ecosport anterior em 2013 e nesse ano o antecessor do novo Ford Ecosport conseguiu as 4 estrelas com 93% na proteção dos adultos, 77% na proteção das crianças, 58% na proteção dos peões e 55% nas ajudas à condução.

MAIS CARROS EM CAR ZOOM

TÓPICOS

Siga-nos e receba as notícias do BOM DIA