De que está à procura ?

Lifestyle

Filmes portugueses no Festival de Cinema do Rio de Janeiro

Os filmes “Verão danado”, de Pedro Cabeleira, e “A fábrica de nada”, de Pedro Pinho, foram selecionados para o Festival de Cinema do Rio de Janeiro, marcado para outubro, de acordo com a programação hoje anunciada.

O Festival do Rio começa a 05 de outubro e exibirá 250 filmes, de mais de 60 países, repartidos por 15 secções. Os dois filmes – ambos primeiras obras de ficção dos realizadores portugueses – integram a secção “Expectativa”.

Pedro Cabeleira, de 25 anos, fez a estreia mundial de “Verão Danado” no festival de cinema de Locarno, onde recebeu uma menção honrosa na competição de jovens realizadores.

Feito ao longo de três anos, quase sem dinheiro e com atores e técnicos amigos, Pedro Cabeleira quis filmar um tempo e uma intensidade da sua geração, sem ter qualquer pretensão de traçar um retrato geracional.

“A fábrica de nada”, que recolheu este ano o prémio da crítica no festival de Cannes, passará pelo festival brasileiro, num périplo que incluirá uma viagem para outros festivais internacionais.

Esta semana, o filme de Pedro Pinho, uma ficção assente na realidade económica e social portuguesa, estreia-se nos cinemas nacionais.

No festival do Rio de Janeiro, destaque ainda para a inclusão do documentário “Paula Rego, histórias e segredos”, feito pelo filho da pintora, Nick Willing, e de “Zama”, filme da argentina Lucretia Martel, com direção de fotografia do português Rui Poças.

A edição deste ano do festival contará ainda com filmes que já rodaram por outros festivais de cinema, nomeadamente “Downsizing”, de Alexander Payne, “120 battements par minute”, de Robin Campillo, “Le Redoutable”, de Michel Hazanavicius, “Detroit”, de Kathryn Bigelow, “Ex Libris: New York Public Library”, de Frederick Wiseman.

Veja os trailers:

 

 

TÓPICOS

Siga-nos e receba as notícias do BOM DIA