De que está à procura ?

Lifestyle

Filme português conquista dois prémios em Madrid

O filme “Our Madness”, do realizador português João Viana, acaba de receber dois prémios no festival de cinema Filmadrid 2018, que decorreu este mês na capital espanhola: “Melhor Filme do Júri Jovem” e “Menção Especial do Júri Oficial”. Depois de ter vencido, em maio deste ano, o Prémio Allianz para “Melhor longa metragem portuguesa”, no Indie Lisboa, são já três os prémios arrecadados por “Our Madness”, que se estreou em fevereiro deste ano no Festival de Berlim.

O júri jovem da Competição Oficial do Filmadrid justificou a sua decisão por se tratar de “uma proposta arriscada, que retrata uma abordagem social e realidade política através do trauma pessoal e da reinterpretação dos códigos cinematográficos”. Já o júri oficial destacou “as qualidades estéticas” do filme e a “visão política original do colonialismo como uma doença mental”.

“Our Madness” é um retrato sobre a atualidade política e social de Moçambique. O argumento é de João Viana e a rodagem teve início no verão passado um pouco por todo aquele país africano. Trata-se de uma coprodução entre Portugal, França, Moçambique, Qatar e Guiné-Bissau. “Our Madness” foi convidado em 2015 pelo Atelier Cinefondation do Festival de Cannes, algo que não acontecia no cinema português há 10 anos.

Relembre-se que João Viana é o realizador das curtas “A Piscina” (Biennale di Venezia 2004 /Grand Prix Reus), “Alfama” (Clermond-Ferrand 2011 – Grand-Prix Alcimé), “Tabatô” (Berlim Daad Film Short Prize 2013) e “Madness” e da longa metragem “A Batalha de Tabatô” (Berlim Spetial Mention of the Jury Best First Film 2013). “Our Madness” segue, agora, para festivais na Bélgica, México e República Checa.

TÓPICOS

Siga-nos e receba as notícias do BOM DIA