De que está à procura ?

Lisboa
Porto
Faro
Europa

Filme “Flores” distinguido na Suíça

“Flores”, de Jorge Jácome, foi distinguido com o Promotional Award da Competição do Internationale Kurzfilmtage Winterthur, na Suíça. Este é já o quarto prémio que o filme recebe, depois dos que recebeu em Portugal, na Croácia e em Espanha.

“Flores” decorre num cenário de crise natural nos Açores, provocada por uma praga de hortênsias. A população açoriana vê-se forçada a abandonar as ilhas. Dois jovens soldados, sequestrados pela beleza da paisagem, guiam-nos pelas narrativas dos que partiram e o inerente desejo de resistirem, ficando. Através desta deambulação, o filme assume uma reflexão nostálgica e política sobre território e identidade, bem como sobre o papel que assumimos nos lugares aos quais pertencemos.

O valor do prémio Promotional Award é de 10.000 francos suíços (cerca de 8.609 euros), tendo o júri da competição considerado que este é “um trabalho excecional que combina elementos de ‘mockumentary’, crítica sócio-política e considerações ecológicas agrupadas em torno da representação tátil e humanista de uma relação”. O júri “ficou ainda impressionado com a singularidade da voz do realizador e do seu forte olhar cinematográfico”.

Fundado em 1997, o Festival de Curtas de Winterthur é o mais importante dos festivais do género na Suíça e um dos mais prestigiados do mundo, cabendo-lhe as nomeações suíças para os prémios BAFTA e OSCAR de melhor curta metragem.

Veja o trailer (Ficção, 2017, 26′, DCP):