De que está à procura ?

Lifestyle

Filme de Pedro Costa no festival de Pequim

O filme português “Cavalo Dinheiro”, de Pedro Costa, vai ser exibido na próxima semana em duas salas de Pequim, numa “secção especial” do 5.º Festival Internacional de Cinema da cidade.

Trata-se da oitava metragem de Pedro Costa, estreada no verão passado e premiada em novembro num “Festival de Cinema de Vanguarda” em Atenas.

O 5.º Festival Internacional de Cinema de Pequim decorre até à próxima quinta-feira, com mais de 300 filmes de cerca de 50 países, mas apenas quinze concorrem aos prémios Tiantan, atribuídos por um júri presidido pelo francês Luc Besson e que integra o realizador Fernando Meirelles.

“Cavaco Dinheiro” integra uma “secção especial” do certame, ao lado de oito filmes de outros tantos países, entre os quais “The Homesman”, de Tommy Lee Jones, “Two days, One night”, com a atriz francesa Marion Cotillard, e “Greenery Will Bloom Again”, do italiano Ermano Olmi.

As duas projeções do filme português estão marcadas para os dias 22 e 23 de abril.

O programa do festival incluiu uma homenagem a alguns realizadores clássicos, nomeadamente Roberto Rosselini, Orson Welles e Francis Ford Coppola, e sucessos internacionais recentes que não chegaram ao circuito comercial chinês, entre os quais “American Sniper Sniper”, de Clint Eastwood, “Birdman”, de Alejandro Inamitu, e “Still Alice”, que valeu a Julianne Moore o Óscar para a Melhor Atriz.

A China é já o segundo mercado cinematográfico do mundo, a seguir aos Estados Unidos, mas importa apenas 37 filmes por ano, incluindo 17 em formato IMAX ou 3D, a maioria dos quais feitos em Hollywood.

Este ano, pela primeira vez, o festival de Pequim acolhe também uma Semana do Cinema Brasileiro, com oito filmes estreados no último ano, e exibirá ainda “Cidade de Deus”, o mais aclamado filme de Fernando Meirelles.

Pedro Costa, 56 anos, fez a sua primeira longa-metragem, “O Sangue”, no final da década de 1980.

“Ossos” (1997), “No Quarto de Vanda” (2000) e “Juventude em Marcha” (2006) são os seus filmes mais conhecidos.

TÓPICOS

Siga-nos e receba as notícias do BOM DIA