De que está à procura ?

Lifestyle

Fernando Pessoa no Luxemburgo pela mão de encenadora portuguesa

Festejam-se este ano os 130 anos do nascimento de Fernando Pessoa. Prolífico e misterioso, o poeta é considerado mundialmente uma das figuras literárias mais importantes do Século XX.

Na sua vasta obra, o Livro do Desassossego – publicado somente em 1982, quarenta e sete anos depois da morte do autor – tem um lugar de destaque. É daí que vem a inspiração para o espetáculo que de 14 a 18 de novembro é apresentado em Esch-sur-Alzette, no teatro municipal da cidade luxemburguesa.

“Intranquillités – Suite pour âmes perdues” tenta retomar a experiência de leitura do livro, onde o leitor mergulha no universo de um autor mas pode vir a sair sair transformado para sempre desta aventura aparentemente tão calma. “Intranquillités” conta a história de Lena – uma luso-luxemburguesa transformada pela leitura – e o relato de uma noite durante qual ela se vai perder e reencontrar através a leitura do Livro do desassossego.

Lena tem um podcast onde fala dela e dos livros que lê. Graças ao Livro do Desassossego vai conhecer uma solidão que reflete a sua própria solidão – a de Bernardo Soares. A peça é o encontro de duas solidões, de duas personagens e da necessidade de dizerem o que lhes vai na alma.

A encenadora deste espetáculo teatral, Rita Reis, afirma ser “um grande privilégio apresentar uma criação original baseada em textos de Fernando Pessoa, e poder fazê-lo no Teatro de Esch, uma cidade com uma grande população lusófona”.

Reserve o seu bilhete aqui.

 

TÓPICOS

Siga-nos e receba as notícias do BOM DIA