De que está à procura ?

Lisboa
Porto
Faro
Lifestyle

Exposição portuguesa de cartoons em Espanha

 As 281 caricaturas e desenhos da edição 2018 do World Press Cartoon podem ser vistas até ao dia 25 em Madrid, onde pela primeira vez está patente a exposição completa do maior certame do género realizado em Portugal.

A mostra está em Espanha “a convite do Instituto Quevedo de las Artes del Humor e da Fundación General da Universidade de Alcalá”, que este ano comemora o 25.º aniversário, “justificando-se que fosse enviada a exposição completa”, disse à agência Lusa o organizador do World Press Cartoon (WPC), o cartoonista António Antunes.

A exposição já esteve patente ao público em Madrid em anos anteriores, setorialmente, mas, este ano, são 281 caricaturas, cartoons editoriais e desenhos de humor, que satirizam os acontecimentos e personalidades do mundo que podem ser apreciados na Universidade de Alcalá até 25 de novembro.

Os trabalhos em exposição incidem sobre os temas e personagens que marcaram o ano de 2017, e que resultaram numa edição do certame em que Donald Trump, Vladimir Putin e Kim Jong-un foram “as personagens mais caricaturadas”, lembrou a organização.

O conflito na Síria e os refugiados, o confronto entre Estados Unidos e Coreia do Norte, a liberdade de expressão, as ‘fake news’ (notícias falsas) ou a poluição são alguns dos temas que marcaram a 15.ª edição do WPC, que teve como novidade a abertura à participação de trabalhos publicados ‘online’, e cuja gala se realizou a dois de junho, nas Caldas da Rainha, distrito de Leiria.

Na mostra estão representadas 227 publicações (jornais e revistas) de 54 países destacados na edição 2018 daquele que a organização considera ser “o maior evento de desenho de humor na imprensa internacional”.

A exposição em Madrid decorre quando se prepara a edição de 2019, estando a organização “a receber desenhos [candidatos aos prémios] até ao dia 31 de janeiro”, afirmou António Antunes.

A reunião do júri internacional acontecerá nas Caldas da Rainha, entre nove e 12 de fevereiro do próximo ano, altura em que “serão analisados os trabalhos e avaliados aqueles que devem figurar”, estimando-se que “rondem o mesmo número das últimas edições”, acrescentou o cartoonista.

A concurso estarão desenhos nas categorias de Editorial, Caricatura e Desenho de Humor, publicados entre um e 31 de dezembro de 2018.

A gala de divulgação dos premiados e a inauguração da exposição do WPC ocorrerão no Centro Cultural e Congressos das Caldas da Rainha, previsivelmente em quatro de maio, o que representa uma antecipação de cerca de um mês em relação aos anos anteriores.

O cartoonista explicou que a antecipação foi solicitada pela autarquia das Caldas da Rainha, patrocinadora do certame.

O World Press Cartoon realiza-se nas Caldas da Rainha desde 2017, ano em que o certame foi relançado após uma paragem em 2016, por falta de apoios financeiros ao evento que se realizou em Sintra, Lisboa, entre 2005 e 2015.