De que está à procura ?

Lifestyle

Este fim-de-semana visite a Idade Média em Castro Marim

Um retrocesso no tempo, uma oportunidade de perceber como as coisas se faziam há séculos atrás ou o simples convívio são razões que levam visitantes aos Dias Medievais de Castro Marim, cuja 19.ª edição arrancou na quarta-feira.

Várias dezenas de milhares de pessoas são esperadas até domingo na vila algarvia, que deu o pontapé de saída para um dos principais eventos do ano com o tradicional desfile de época, ao qual assistiram visitantes de várias nacionalidades, como constatou a reportagem da Lusa.

Juan Carlos Castro, espanhol residente em Huelva, explicou à Lusa que tira todos os anos férias nesta mês para visitar os Dias Medievais, onde diz poder encontrar animação, boa comida e entretenimento garantido para as crianças.

“Estar aqui é como regressar atrás no tempo, vim pela primeira vez em 2010 e a cada ano que passa fico mais fascinado com os Dias Medievais e com a qualidade do que se faz aqui”, afirmou, enquanto desfilavam pela principal rua da vila centenas de personagens de época no desfile de abertura.

Malabaristas, jograis, flautistas e outras criaturas históricas e mitológicas deram aos visitantes o primeiro vislumbre do que vão poder encontrar até domingo no recinto instalado no castelo de Castro Marim, onde estão montados cenários de artes e ofícios medievais, com mais de 45 profissões, exposições de instrumentos de tortura e punição, mostras gastronómicas e espetáculos.

Mais à frente, junto a um café do centro da vila algarvia onde tudo está decorado a rigor, a Lusa encontrou um casal francês, Louise e Charles Royal, que explicou como estavam de férias noutra zona do Algarve e fizeram 60 quilómetros para poder assistir à abertura dos Dias Medievais.

“Temos uns amigos que já tinham estado cá noutros anos e, quando falámos que vínhamos para o Algarve no final de agosto, disseram que tínhamos que assistir a esta festa, porque tinham ficado encantados quando cá estiveram. E nós decidimos seguir o conselho”, afirmou Louise Royal.

O marido Charles também se mostrou satisfeito pela decisão de visitar os Dias Medievais de Castro Marim, destacando “todos os ofícios de época que estão espalhados pelo recinto” e “a gastronomia excelente” como os pontos de maior interesse.

“Gostávamos de poder participar no banquete medieval, mas soubemos que tínhamos de ter feito reserva e nós não sabíamos. Mas podemos comer noutra banca e assistir aos torneios e combates que vão ser realizados no castelo. Animação está garantida”, desvalorizou com otimismo.

Até domingo quem se deslocar a Castro Marim vai poder encontrar personagens mitológicas e históricas e representativas dos estratos sociais – clero, nobreza, burguesia e povo – da Idade Média, e participar num evento que a autarquia promove para atrair dezenas de milhares de pessoas e ajudar a dinamizar a economia local.

TÓPICOS

Siga-nos e receba as notícias do BOM DIA