De que está à procura ?

Lisboa
Porto
Faro
Europa

Essen: Exposição sobre Aristides de Sousa Mendes

Aristides de Sousa Mendes © ViVer

A exposição sobre Aristides de Sousa Mendes (18 de Julho de 1885 – 3 de Abril de 1954) será inaugurada terça-feira, dia 19 de setembro pelas 15 horas na Igreja Marktkirche em Essen, no centro da cidade.

Este evento contará com a presença do Presidente da Câmara de Essen Thomas Kufen e o Cônsul-Geral de Portugal em Düsseldorf, José Carneiro Mendes. Este será um ponto forte da Semana Intercultural, que terá início no dia 17 de setembro na Zollverein, Património Mundial da Humanidade. A exposição estará patente ao público até 20 de outubro. Mais informação (em alemão) aqui.

Aristides de Sousa Mendes foi um prestigiado diplomata português que salvou 30.000 vidas do Holocausto, emitindo-lhes vistos que se destinavam quer a indivíduos, quer a famílias. De 16 a 23 de Junho de 1940, Aristides de Sousa Mendes desobedeceu às ordens impostas pelo ditador Salazar, guiando-se pelos ditames da sua consciência moral interior. Começou a sua carreira diplomática muito jovem e em 1910 tornou-se cônsul de Demerara na Guiana britânica. Trabalhou como cônsul na Guiana Britânica, em Zanzibar, no Brasil (Curitiba e Porto Alegre), nos Estados Unidos (São Francisco e Boston), em Espanha (Vigo), no Luxemburgo, na Bélgica e, por último, em França (Bordéus).