De que está à procura ?

Lisboa
Porto
Faro
Europa

Esquema irlandês: assaltos de turistas nas autoestradas francesas

Com a chegada das férias, o golpe “à l’irlandaise” (ou esquema irlandês, numa tradução livre) continua a invadir as autoestradas francesas. E as vítimas são os turistas.

A técnica está bem rodada: um casal de pronúncia anglófona, com excelente parecer, regularmente acompanhado por crianças, aborda turistas numa área de repouso ou estação de serviço. Explicam em língua inglesa que estão numa situação muito dramática, devido a um roubo, agressão, avaria, multa, perda de carteira ou bloqueio de cartões de crédito. Alegam ter necessidade de alimentar as crianças ou recém-nascidos e regressar urgentemente a casa.

Para instaurar confiança não hesitam em partilhar números de telefone, endereços, cartões de visita, mostrar documentos e permitir até que os fotografem. É claro que prometem devolver tudo e até uma compensação logo que regressem a casa.

As pessoas caem regularmente na armadilha. O nome de “esquema irlandês” surge pelo facto de vários cidadãos provenientes da Irlanda terem sido surpreendidos em flagrante delito pelas forças de ordem francesas.