De que está à procura ?

Comunidades

Enfermeira portuguesa premiada no Reino Unido

Raquel Martins Pina emigrou para o Reino Unido à cinco anos em busca de melhores condições de vida. Hoje, com 29 anos, é enfermeira senior nos cuidados intensivos neonatais do Evelina London Children’s Hospital, um grande hospital pediátrico no centro de Londres e recentemente recebeu um prémio que resulta do reconhecimento dos familiares de um doente.

A enfermeira foi nomeada pelos pais de um bebé prematuro que não esqueceram o extremo cuidado com que tratou e acompanhou Catherine, uma a menina nascida com apenas 25 semanas.

“Raquel é o exemplo de tudo o que é maravilhoso no NHS (Serviço Nacional de Saúde inglês)”, declarou a representante da Greater London Lieutenancy na cerimónia de entrega do prémio da Guy’s and St Thomas’ Charity (que integra, entre outros, o hospital pediátrico onde trabalha a portuguesa), em Londres, a 18 de novembro.

Infelizmente a menina sobreviveu apenas 48 dias e, nos últimos três, a enfermeira portuguesa não a largou, mudando até de turno para poder estar ao pé dos pais até ao fim. “Quando ela morreu, Raquel sentou-se pacientemente connosco e ajudou-nos a dar-lhe banho e a vesti-la. Foi atenciosa, prestável, calma e compreensiva, apoiou-nos num momento pelo qual nenhum pai deveria passar”, descreveu a mãe de Catherine, num relato emocionado.

No Reino Unido, os profissionais de enfermagem são avaliados anualmente e, caso cumpram os objetivos previamente definidos, sobem um ponto na carreira. Atualmente a enfermeira portuguesa está já na “banda 6”, é considerada enfermeira senior porque tem uma especialidade. Apesar do “Brexit”, Raquel Martins Pina não pondera voltar para Portugal.

TÓPICOS

Siga-nos e receba as notícias do BOM DIA