De que está à procura ?

Lisboa
Porto
Faro
Portugal

Embaixador Seixas da Costa vai ser cidadão de honra de Viana do Castelo

O antigo embaixador Seixas da Costa vai receber, no dia 20, o título de cidadão de honra de Viana do Castelo pelos “notáveis serviços prestados na divulgação do concelho a nível nacional e internacional”, anunciou hoje a Câmara Municipal.

A atribuição deste título honorífico a Seixas da Costa e a mais seis personalidades foi anunciada, hoje, em comunicado, no âmbito das comemorações do 169.º aniversário de elevação de Viana do Castelo a cidade, a 20 de janeiro.

Já em agosto de 2016 o ex-diplomata, natural de Vila Real, foi a personalidade escolhida pelo presidente da Câmara de Viana do Castelo, José Maria Costa, para presidir à comissão de honra da Romaria d’Agonia.

“É uma figura grande da nossa diplomacia. Foi embaixador nos EUA, no Brasil, em França. Foi sempre uma pessoa que acompanhou muito de perto as nossas festas. É uma presença assídua em Viana do Castelo”, sublinhou, na altura, o autarca socialista.

Para o antigo diplomata, que também desempenhou as funções de secretário de Estado dos Assuntos Europeus dos governos de António Guterres (PS) a festa da capital do Alto Minho “é embaixadora de Portugal no mundo e fator de união dos portugueses que vivem no exterior e que mantêm a relação com Viana”.

“O meu pai é natural de Viana. Eu passei 18 anos da minha vida a fazer férias em Viana e continuo a vir com regularidade, em particular às festas. Sinto-me muito honrado e prestigiado com o convite que me foi feito este ano”, disse na altura, destacando a procissão ao mar e festa do traje com os números que mais aprecia.

No total, entre nomes propostos pela maioria socialista, pelo PSD e pela CDU, a Câmara de Municipal de Viana do Castelo vai atribuir 26 títulos honoríficos a personalidades ligadas à cultura e ao ensino, empresas e instituições locais de várias áreas.