De que está à procura ?

Comunidades

Eleições do Conselho das Comunidades Portuguesas podem ser impugnadas

Alfredo Stoffel, membro do Conselho das Comunidades Portuguesas (CCP) cessante e cabeça-de-lista pela “Voz da Comunidade” às eleições do órgão na Alemanha, acusa a embaixada de “falta de transparência” no processo eleitoral e admite impugnar as eleições.

“Se o próximo passo legal for a impugnação, então é precisamente isso que vamos fazer”, avançou o candidato pela zona norte da Alemanha às eleições do CCP a decorrer no próximo domingo.

Stoffel diz que pediu a revisão do processo eleitoral através da reunião das comissões eleitorais para discutirem “situações duvidosas” relativamente ao cumprimento da legislação. O candidato diz que, durante a recolha de assinaturas para a formação das listas, “o nome de uma pessoa que não queria fazer parte da lista constava no cabeçalho de apresentação”.

O candidato às eleições da CCP acrescentou que a admissibilidade de algumas listas não foi transparente e tem razões para acreditar que “existem listas aprovadas com menos assinaturas recolhidas do que as necessárias”.

Alfredo Stoffel garantiu já ter pedido esclarecimentos à Comissão Nacional de Eleições, ao Gabinete do Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas e à Embaixada de Portugal na Alemanha mas lamentou ter recebido “respostas insatisfatórias ou incompletas”.

O cabeça-de-lista pelo círculo norte da Alemanha diz que pediu “para rever os documentos mas essa possibilidade não foi dada” e acrescenta que “dizer que está tudo em ordem não chega”.

A Embaixada de Portugal na Alemanha, contactada pela Lusa, não apresentou declarações oficiais.

A campanha eleitoral para o CCP termina hoje e a 06 de setembro os portugueses residentes no estrangeiro vão eleger 80 conselheiros a nível mundial, quatro deles na Alemanha.

O CCP é um órgão consultivo do Governo da República no que concerne a tópicos relativos às comunidades portuguesas no estrangeiro.

TÓPICOS

Siga-nos e receba as notícias do BOM DIA