De que está à procura ?

Lifestyle

Dupla de fotógrafos luso-suíça retratou as cadeias portuguesas

Um projeto fotográfico sobre prisões abriu as portas das cadeias portuguesas, através das objetivas dos fotógrafos suíço e português Peter M. Schulthess e Luís Barbosa, respetivamente.

O resultado foi mostrado ao público numa exposição que teve como local a Cadeia da Relação, no Porto, que alberga atualmente o Centro Português de Fotografia (CPF).

Segundo o Swiss Info, a ideia partiu de Daniel Fink, professor de História na Universidade de Lausanne, com quem Schultess trabalha há 12 anos. Assim que conheceu a antiga prisão, onde o escritor português Camilo Castelo Branco esteve detido cerca de um ano, Fink achou que este era o local ideal para uma exposição fotográfica e uma conferência internacional sobre prisões.

Para concretizar o projeto intitulado “The Portuguese Prison Photo Project“, o académico falou com o fotógrafo suíço que se tem focado neste tipo de instituições nos últimos 15 anos, assim como com o Diretor do CPF, Bernardino Castro, e o anterior Diretor da Escola de Criminologia da Universidade do Porto, Cândido da Agra.

TÓPICOS

Siga-nos e receba as notícias do BOM DIA