De que está à procura ?

Comunidades

Deixem os emigrantes em paz, diz investigador

Um investigador dedicou um estudo com emigrantes portugueses e as suas famílias, que lhe permitiu conhecer muitos percursos de portugueses das comunidades.

Carlos Daniel Barros assina no jornal Público um artigo intitulado “Deixem os emigrantes em paz” que está a ser viral nas redes sociais.

O autor recorda que chegado Agosto, o calor e as férias chegaram, também, os emigrantes portugueses e os comentários e posts maldosos nas redes sociais sobre os mesmos. Carlos Daniel Barros lembra “que os emigrantes são cidadãos portugueses com os mesmos direitos e deveres, com a particularidade de que se autonomizaram de tal forma que atravessaram sozinhos muitas das linhas do conforto, estão a investir dinheiro privado, fruto de trabalho árduo ao longo do ano, e voltam nas férias ao país que nem lhes conseguiu (muitas vezes) dar condições suficientes para serem felizes”.

O autor do artigo pede aos portugueses residentes em terras lusas que vejam “os emigrantes, não de uma perspetiva de exibicionismo de carros, de bens, mas de uma perspetiva de pessoas extremamente resilientes”.

TÓPICOS

Siga-nos e receba as notícias do BOM DIA