De que está à procura ?

Lisboa
Porto
Faro
Comunidades

Daniel Raimundo: é incrível a solidariedade dos portugueses

“Já andava fraco há um tempo” mas tudo começou no ano novo, explicou Daniel Raimundo, o português residente em Gand, na Bélgica, que tem sido objeto de uma enorme onda de solidariedade desde que anunciou no Facebook que tinha um cancro galopante e que precisava de dinheiro para “poder ir morrer a Portugal“.

Horas antes de chegarem a Gand os bombeiros do Barreiro com uma ambulância para o transportar para Portugal (onde deve chegar na segunda-feira), Daniel João Mateus Raimundo, a quem alguns amigos chamam Danny Brinkes, deu uma entrevista exclusiva ao BOM DIA mas antes avisou: “arrisco-me a chorar”.

Daniel Raimundo, falou connosco naturalmente emocionado mas conseguiu explicar em detalhe como lhe foi diagnosticada a doença que, segundo os médicos do hospital Sint Lucas, lhe dá uma esperança de vida de apenas alguns meses.

Os portugueses cá de fora mostraram “uma união incrível”, afirma o português da Bélgica que nunca esperou que uma simples publicação no Facebook poderia ter uma tal repercussão. Em 72 horas depositaram na conta de Daniel 4.500 euros, mas a soma ainda é reduzida pois “as despesas vão ser muitas”, explicou.

“Danny” tinha chegado à Bélgica há menos de seis meses à procura de novas oportunidades junto da sua tia-madrinha e de uma irmã. Deixou em Portugal a esposa, Sónia. Sentia-se fraco há alguns meses mas continuou a trabalhar; tinha perdido peso e depois das festas de final de ano não conseguiu ir trabalhar: a médica que o acolheu fez-lhe algumas palpações no abdómen e imediatamente obrigou o português a fazer uma ecografia. A partir daí Daniel Raimundo não saiu mais do hospital Sint Lucas em Gand.

O sportinguista ferrenho – recebeu-nos para a entrevista com um camisola do seu clube – e viu este sábado o presidente do Sporting, Bruno de Carvalho dedicar-lhe o jogo que deu a vitória ao Sporting sobre o Vitória de Setúbal.

Durante a entrevista, Raimundo insistiu várias vezes em agradecer a todos aqueles que o ajudaram nas comunidades portuguesas e também no seu país Natal. “Muito obrigado pela vossa vontade de ajudar. Deram-me dois meses mas eu vou lutar”.

Se quiser ajudar Daniel Raimundo pode transferir o montante que desejar para a conta dos CTT com os seguintes dados:

Titular: Daniel João Mateus Raimundo

Número de conta: IBAN PT50019300001050143491359

BIC/SWIFT: CTTVPTPL

Veja a entrevista de Daniel Raimundo na íntegra aqui: