De que está à procura ?

Europa

Cooperativa portuguesa candidata a prémio europeu

Há uma cooperativa de energias renováveis portuguesa na short list dos finalistas de um prémio dado pela Comissão Europeia, a 14 de junho. Ao mesmo tempo, decorre uma votação na internet para o público escolher o seu favorito, revela a revista Visão.

Os “Sustainable Energy Awards” que distinguem os melhores projetos focados nas energias renováveis servem como um excelente estímulo e também para elevar o ego a quem os arrecada. Vem isto a propósito de, este ano, haver uma candidatura portuguesa entre os nove finalistas, distribuídos por três categorias (consumo, negócio e setor público).

A Coopérnico é uma cooperativa de energias renováveis de cariz social, criada por um grupo de cidadãos. Além de gerar energia alternativa, apoia projetos de solidariedade, educacionais ou de proteção ambiental. “Acho que o facto de termos os nossos painéis solares em telhados de associações foi uma mais valia para estarmos entre os finalistas”, resume Nuno Brito Jorge, o presidente, lembrando que houve mais de 200 candidaturas a estes apetecíveis prémios.

Existem mais dois candidatos a disputarem a categoria consumidor com a Coopérnico – um projeto belga e outro dinamarquês. Curiosamente, ambos tiveram financiamento da Comissão Europeia, a mesma entidade que escolhe os premiados. Mais uma razão para se entrar no site e votar em português – paralelamente decorre um escrutínio para o público decidir qual o projeto de que mais gosta, ou o que se mostra mais limpo, seguro e eficiente. Os resultados serão divulgados a 14 de junho.

TÓPICOS

Siga-nos e receba as notícias do BOM DIA