De que está à procura ?

Comunidades

Conselheiro das comunidades lança petição pela igualdade de direitos

“Muitas vezes, os portugueses residentes no estrangeiro têm o sentimento de serem esquecidos. Cá fora temos o sentimento que há portugueses de pleno direito, que vivem no território nacional, e portugueses de segunda categoria, nós, emigrantes e luso-descendentes”, disse ao BOM DIA, Pedro Rupio, conselheiro das comunidades portuguesas eleito pela Bélgica.

A petição intitulada “Também Somos Portugueses” é extremamente importante no que respeita aos direitos cívicos e políticos dos portugueses da diáspora, para que “todos os portugueses sejam tratados da mesma forma, independentemente do local de residência”, diz Rupio.

Entre as exigências manifestadas nesta petição está a criaçãod e um sistema de voto eletrónico, assim como o recenseamento eleitoral automático dos portugueses que emigram.

Para assinar a petição basta o seu cartão de cidadão e clicar aqui.

Pedro Rupio destaca que a iniciativa já recolheu “quase as 4.000 assinaturas necessárias para que a petição seja discutida na Assembleia da República”, e acredita que “com alguma boa vontade, consigamos muitas mais”.

TÓPICOS

Siga-nos e receba as notícias do BOM DIA