De que está à procura ?

Comunidades

Congresso da CCPL sob o signo da interculturalidade

O VIII congresso da CCPL (Confederação da Comunidade Portuguesa no Luxemburgo) decorre no próximo dia 26 de abril e a “Interculturalidade, unidade de amanhã” é o tema apresentado em conferência de imprensa no Luxemburgo.

O atual presidente começou por dizer que este deve ser um congresso de mudança reforçando que a CCPL é a única associação no Luxemburgo a trabalhar unicamente com voluntários.

Tendo como maior preocupação a situação da população portuguesa no Luxemburgo é importante ressalvar que a cultura portuguesa não é só “folclore e jogar às cartas”, salientou Coimbra de Matos.

A crescente procura por parte da comunidade do gabinete de apoio psicossocial da CCPL é preocupante, afirmou também.

A integração das crianças portuguesas no ensino regular luxemburguês foi também tema abordado. Existindo menção à criação de um programa de integração do português como língua de estudo no Luxemburgo em todas as escolas ou a criação de uma escola lusófona. A população idosa é outra das preocupações que a CCPL diz acompanhar de perto para perceber as suas necessidades.

Coimbra de Matos afirma uma relação de proximidade e de um trabalho de campo constante com as associações confederadas, em que se inclui o Centro de Apoio Social e Associativo (CASA).

Quanto aos números da situação de pobreza dos portugueses no Luxemburgo avançados pelo CASA no seu 35º aniversário, que ronda os 20 mil, a CCPL averiguou junto das autoridades competentes a veracidade dos números alarmantes.

Quando questionado sobre a possibilidade de se recandidatar, Coimbra de Matos declarou ainda ser muito cedo para confirmar ou não essa possibilidade ressalvando que a mudança é sempre boa.

TÓPICOS

Siga-nos e receba as notícias do BOM DIA