De que está à procura ?

Comunidades

Clube português no Canadá resiste às gerações

O Clube Português de Okanagan (CPO), no oeste do Canadá, continua a ser ponto de encontro da comunidade, apesar do envelhecimento da população.

Localizado em Oliver, no centro sul da província da Colúmbia Britânica, o CPO foi fundado em 1992 e já foi uma das associações mais influentes da comunidade portuguesa na região, numa altura em que “havia equipas de futebol das várias aldeias vizinhas” e eram organizados torneios.

“Sou o diretor mais antigo. Começamos com uma equipa de futebol numa terra ao lado. Depois criamos um campo em Oliver, e juntamos o clube com o futebol”, disse à agência Lusa José André, presidente do CPO.

Nas últimas décadas as comunidades de imigrantes no Canadá, a portuguesa não foi exceção, começaram a concentrar-se nos grandes centros urbanos, ficando no interior uma população mais idosa.

“Começamos o clube com 15 sócios e depois foi aumentando. A certa altura tínhamos já 127. Agora devemos ter cerca de 40. Não é muito, mas é melhor do que nada”, disse José André, 82 anos, natural de Alto Silvares (Fundão) e a residir no Canadá há 46 anos.

A falta de elementos para a direção, levou o elenco a dar uma oportunidade às mulheres, até porque os estatutos não permitiam que menos de seis elementos “aprovassem as decisões mais importantes”.?

No início o clube foi bastante dinâmico com diversas atividades comunitárias, no S. Martinho, na Passagem de Ano, a Festa do Clube em março, e todos os meses um jantar convívio.

“Há três anos para cá começamos só a fazer o Dia de S. Valentim porque a minha esposa faleceu, pois era ela quem coordenava os jantares do clube e sem nunca ter ido à escola”, recordou.

O envelhecimento da população e a procura de melhor qualidade de vida junto à costa oeste, em áreas como Vancouver, está a levar os jovens, mas a coletividade tem-se mantido ativa, apesar de todos estes constrangimentos.

“Quase todos os que me acompanharam na direção já faleceram. Somos poucos e há outros que não querem os cargos com responsabilidade. A nossa secretária mudou-se para outra cidade”, lamentou.

Atualmente a secretária da direção do Clube Português de Okanagan é da comunidade chinesa.

Quanto à comunidade portuguesa em Oliver, José André diz que existem cerca de 250 portugueses e lusodescendentes mas os seus melhores amigos “já regressaram a Portugal ou já faleceram”.

Na Colúmbia Britânica vivem cerca de 30 mil portugueses e luso-canadianos, a grande maioria em Vancouver e arredores

TÓPICOS

Siga-nos e receba as notícias do BOM DIA