De que está à procura ?

Lisboa
Porto
Faro
Comunidades

Civica reúne em congresso este domingo

Sob o tema “Cidadania Europeia: a participação eleitoral no centro da ação cidadã”, a reunião pretende mobilizar os autarcas lusófonos para “campanhas de sensibilização à participação dos europeus não franceses no futuro da Europa”, disse à Lusa Paulo Marques, presidente da Civica.

O vereador em Aulnay-sous-Bois, nos arredores de Paris, sublinhou que outro dos objetivos é assinalar os 18 anos da associação de autarcas, que conta com “336 membros ativos e 1.967 que participam enviando informações”, num universo de “4.000 autarcas de origem portuguesa em França”.

“Nesse dia, entre outras iniciativas, vai ser apresentada a potencial participação dos europeus. Este ano, não é só uma campanha portuguesa que é difundida, mas a Civica organiza uma campanha para todas os cidadãos europeus residentes em França, ainda que a comunidade portuguesa seja a mais numerosa”, explicou.

Paulo Marques destacou que se quer “aproveitar 18 anos de campanhas sucessivas de recenseamento eleitoral dos portugueses residentes em França para trabalhar com outras comunidades até 31 de dezembro, que é a data final para se inscreverem nas listas eleitorais” com vista às eleições europeias de 2019.