De que está à procura ?

Colunistas

Centralismo

Vou iniciar este texto com uma pergunta: há algum documento oficial que  tenha elevado Lisboa a capital de Portugal? Apesar de não haver, claro que Lisboa é a Capital, é uma cidade muito bonita e que nos enche de orgulho.

E por ser a Capital, a cidade não é só dos lisboetas, é também de todos os restantes portugueses, que com o dinheiro dos seus impostos e contribuições, vão alimentado os Ministérios e diversos órgãos, alguns deles de soberania, que abundam por por Lisboa. Inclusivamente alguns deles vão buscar fundos europeus de regiões menos abonadas como por exemplo Trás-os-Montes e Alentejo com o argumento que esses organismos trabalham muito para essas zonas economicamente mais deprimidas, mas gerando emprego em Lisboa e não nas regiões mais necessitadas.

Também os museus nacionais e portanto não somente lisboetas, estão repletos de obras de arte de outras cidades e que deveriam estar no seu local de origem porque muitas vezes é aí que fazem sentido.

E agora, está decidido que Lisboa e não outra cidade qualquer, por opção política deste governo, vai candidatar-se a albergar a Agência Europeia do Medicamento.

Num país pequeno e cheio de autoestradas e com internet de ponta, muito sinceramente, não vejo porque é que tal agência não possa ficar no Porto, em Braga, em Coimbra, no Funchal ou noutra cidade qualquer, constituindo-se como um polo de desenvolvimento dessa cidade e respectiva região.

Enfim, enquanto presidente da Câmara de Lisboa, António Costa também quis roubar (não tem outro nome) o Red Bull Air Race ao Porto e conseguiu armar uma confusão, que tal prova não passou a ser em Lisboa e deixou de ser no Porto.

Já enquanto Primeiro Ministro de Portugal, inclusivamente de todos os portuenses, em tom de brincadeira, e depois de saber que o Porto tinha ganho o prémio de melhor destino europeu, virou-se para Fernando Medina e disse-lhe “Senhor presidente, temos de nos esforçar para ver se ganhamos ao Porto”.

Não é grave mas revelador de uma postura que considera o resto do país como uma espécie de paisagem.

Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor.

TÓPICOS

Siga-nos e receba as notícias do BOM DIA