De que está à procura ?

Lisboa
Porto
Faro
Lifestyle

Casal de assaltantes no Alentejo inspira novo filme de Vicente Alves do Ó

A história verídica de um casal de assaltantes no Alentejo inspirou o novo filme do realizador Vicente Alves do Ó, cujas rodagens terminaram este mês na região e a estreia está marcada para dezembro.

“Quero-te tanto” é uma comédia romântica que conta a história de um casal lisboeta que descobre que vão ser pais e os dois tentam fazer um assalto para resolver os seus problemas financeiros, mas acabam por ser detidos.

“É dos guiões mais antigos que tenho”, escrito “em 2000 ou 2001”, mas “foi ficando na gaveta, até que, finalmente, conseguimos apoio financeiro para o fazer”, afirma o cineasta alentejano, em declarações à agência Lusa.

Vicente Alves do Ó revela que se inspirou numa “pequena notícia” publicada “há muitos anos” no jornal Correio da Manhã sobre “um casal de estrangeiros que tinha sido apanhado por fazer pequenos delitos no Alentejo e que foi preso”.

“A notícia contava que ele tinha conseguido fugir do Estabelecimento Prisional de Lisboa e que andava a ser avistado na zona da prisão [feminina] de Odemira, porque se acreditava que ele iria estar ali à espera que ela saísse”, relata.

O realizador diz que achou a história real “profundamente romântica”, admitindo que “foi a notícia que fez com que o filme acontecesse”.

Quanto ao filme, o cineasta desvenda que este se desenrola em Lisboa e Serpa, no distrito de Beja, “e acaba na Patagónia, no Chile”, mas nota que as filmagens das cenas finais foram realizadas na cidade alentejana e não na América do Sul.

“Usámos o máximo possível” de cenários no Alentejo, adianta Vicente Alves do Ó, indicando que foram filmadas na cidade alentejana cenas como uma perseguição de automóveis ou um voo de balão de ar quente, entre outras.

Segundo o também argumentista do filme, as rodagens, que terminaram este mês, prolongaram-se durante quatro semanas, uma delas em Serpa, seguindo-se, nos próximos quatro meses, trabalho de pós-produção.

“Voltar ao Alentejo é sempre um prazer e cada vez gosto mais de escrever histórias e fazer filmes fora de Lisboa”, porque na capital, “com o turismo, torna-se muito complicado” para filmar, “principalmente no centro”, diz o realizador, natural de Sines, na costa alentejana.

“Quero-te tanto” vai ter estreia nacional a 13 de dezembro, revela Vicente Alves do Ó, prevendo a realização de antestreias em Lisboa e em Serpa.

Esta comédia romântica da produtora Ukbar Filmes, em coprodução com a TVI e o apoio dos dois municípios e outras entidades, conta com a participação dos atores Pedro Teixeira e Benedita Pereira, como protagonistas, Dalila Carmo, Fernanda Serrano, Paulo Pires e Alexandra Lencastre, entre outros.

SYM // MLM