De que está à procura ?

Europa

Cartoonista sobrevivente do Charlie Hebdo deixa publicação

Jan. 13, 2015 - Paris, Paris - Sébastien Muylaert/ Wostok Press/ Maxppp Paris France, 13/01/2015 French cartoonist Renald Luzier, aka Luz, holds up the new issue of French satirical weekly Charlie Hebdo during a press conference to present the new issue at the offices of French newspaper Liberation in Paris (Credit Image: © Maxppp/ZUMA Wire)

Rénald Luzier, um dos cartoonistas sobreviventes do Charlie Hebdo, decidiu deixar a publicação, citando a crescente pressão após o ataque terrorista contra o semanário satírico francês em janeiro. O cartoonista que assina as suas ilustrações como “Luz”, disse em entrevista ao jornal francês Libération que sua “decisão muito pessoal” permitiria que ele se “reconstruísse, voltasse a ter o controle sobre mim”.

Rénald Luzier tornou-se um ícone após o ataque dos extremistas islâmicos que matou 12 pessoas, após desenhar Maomé na capa da primeira edição do semanário após o ataque. Segundo ele, porém, a atenção da mídia pesou nos últimos tempos.

Desde o ataque, as tensões cresceram na publicação, inicialmente sobre como o jornal de esquerda deveria lidar com o fato de ter se tornado uma marca global. Mais recentemente, houve uma disputa interna após a suspensão de um colunista pela direção da publicação.

Luzier citou as decisões do comando do semanário e também o trauma após o ataque terrorista de janeiro. Segundo ele, cada edição é uma tortura pois os demais não estão mais presentes. Fonte: Dow Jones Newswires.

TÓPICOS

Siga-nos e receba as notícias do BOM DIA