De que está à procura ?

Comunidades

Carlos Gonçalves defende plataforma parlamentar europeia de diásporas

O deputado do PSD, eleito pelo emigração europeoia, Carlos Alberto Gonçalves, defendeu, na Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa, a criação de uma plataforma parlamentar que terá por missão recolher os dados e fazer a avaliação do impacto que as diásporas têm actualmente nas diversas sociedades europeias.

O deputado do PSD considerou que esta é uma iniciativa que, em articulação com a recomendação de uma rede parlamentar europeia sobre as políticas relativas às diásporas, assume uma grande importância para a Europa.

Na sua intervenção, Carlos Gonçalves, salientou a relevância das comunidades que vivem no estrangeiro, dando o exemplo dos cinco milhões de portugueses que residem fora de Portugal e da sua facilidade de integração nas sociedades dos países de acolhimento.

Nesse sentido destacou o papel essencial que a rede de  associações portuguesas no estrangeiro tem tido para a integração de todos esses portugueses nos países onde estão radicados sem que isso coloque em causa a forte ligação que continua a ser mantida com Portugal.

Carlos Gonçalves expressou o seu apoio a este Projeto de Resolução em discussão no Conselho da Europa e aproveitou, na sua intervenção, para salientar a importância que dá à participação das diásporas nas instituições dos seus países de origem. Neste ponto, referiu o exemplo português com a eleição de um Conselho dos Portugueses do estrangeiro por sufrágio direto e com a existência de deputados eleitos por círculos da emigração.

Finalmente, o deputado português afirmou que a participação cívica e política das comunidades é determinante, não apenas na relação com os países de origem, mas também com os países de acolhimento.

 

TÓPICOS

Siga-nos e receba as notícias do BOM DIA