De que está à procura ?

Lisboa
Porto
Faro
Comunidades

Cap Magellan vai organizar novo Fórum para o Emprego em Paris

© Cap Magellan

A associação de jovens lusodescendentes Cap Magellan vai dinamizar, a 6 e 7 de março, uma nova edição do Fórum para o Emprego em Paris, numa altura em que aumentou a procura de estágios em Portugal.

Raquel Andrade, a responsável pelo Departamento de Estágios e de Empregos da associação, disse à Lusa que “existe uma maior procura neste momento” de estágios, por parte de estudantes e de instituições de ensino em França, algo que poderá estar relacionado “com o aumento do turismo e do número de franceses a instalar-se em Portugal”.

“Este ano e no final de 2017, tivemos vários pedidos de jovens que querem ir para Portugal – para o Porto e para Lisboa – para fazerem Erasmus, para fazerem estágios e também tivemos liceus à procura de empresas portuguesas prontas a acolher jovens que falem francês, português e inglês”, explicou.

No dia 06 de março, a Cap Magellan vai estar no evento “Paris para o emprego dos jovens 2018” na Grande Halle de La Villette, uma feira de emprego dirigida aos jovens recém-diplomados e na qual a associação visa os lusodescendentes ou franceses que aprenderam português ao longo do percurso académico.

“Vamos lá estar o dia todo para apresentar as ofertas de emprego que recebemos de empresas que procuram perfis de pessoas que falem varias línguas e, obrigatoriamente, o português. Até agora, temos cerca de 40 ofertas em França, Portugal, Brasil, e vai desde estágios, empregos temporários, contratos a prazo e a termo”, explicou Raquel Andrade.

Na quarta-feira, a associação vai estar no Consulado-Geral de Portugal em Paris, com o Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP), para “encontros personalizados” de vinte minutos que devem ser organizados por marcação telefónica prévia junto da Cap Magellan.

“É para as pessoas que estiverem, neste momento, à procura de um emprego, de um estágio ou que queiram conselhos relativamente à redação de currículos, cartas de motivação ou que queiram preparar-se para entrevista de emprego ou adaptar o currículo a uma oferta particular. Nós estamos lá para os aconselhar”, acrescentou a responsável.

O Fórum para o Emprego da Cap Magellan é organizado pelo departamento de estágios e de empregos da associação, criado em 1993, e que recebe anualmente “cerca de 200 ofertas de emprego ou estágios e 2.000 currículos”.

Raquel Antunes disse, ainda, que “o serviço é aberto principalmente a todas as pessoas que tenham uma ligação à língua portuguesa porque a maior parte das ofertas de emprego têm uma ligação com a língua portuguesa”.

A Cap Magellan nasceu em 1991 e conta com “mais de 3.500 membros”, em toda a França e até em Portugal, de acordo com Raquel Antunes.