De que está à procura ?

Lisboa
Porto
Faro
Comunidades

Cantão de Friburgo pode ter português no ensino secundário

As autoridades portuguesas e suíças estão a estudar a possibilidade de introduzir o português como língua curricular do ensino secundário. Segundo Luís Faro Ramos (na foto), que espera que esta possibilidade se torne “uma realidade”, o alargamento do ensino de português a todos os alunos que pretendam aprender a língua terá um “efeito multiplicador” e será “um exemplo para outros cantões” naquele país, onde residem oficialmente 290.000 portugueses.

“Além do ensino às comunidades lusodescendentes, temos como objetivo principal que o (…) português, não só na Suíça, como noutros países, seja uma língua que integre os currículos escolares”, referiu o presidente do Instituto Camões, lembrando que já houve experiências idênticas noutros países, como a Espanha ou a Tunísia.

A Suíça é o país com a maior comunidade de portugueses na Europa, a seguir a França, existindo naquele país 10.000 alunos do ensino básico e secundário a estudar português, ministrado por um grupo de 78 professores, indicou Luís Faro Ramos, sublinhando que, a avançar, o projeto será pioneiro na Suíça.