De que está à procura ?

Europa

Camionistas portugueses a braços com migrantes clandestinos em França

Em Calais, França, são comuns os casos de migrantes que se escondem nos camiões para passar deste país para o Reino Unido. Os clandestinos vivem junto à zona onde os camiões se preparam para passar pelo que, como explica a Associação Nacional de Transportes Públicos Rodoviários de Mercadorias (ANTRAM), é normal a reação pouco preocupada das polícias que estão “habituados” a este movimento de pessoas.

A ANTRAM destaca que são cada vez mais comuns este tipo de casos nos camiões portugueses, com uma ocorrência pelo menos semanal e graves prejuízos para empresas que perdem a carga e pagam multas se chegam a Inglaterra com clandestinos.

Outra associação representativa do setor, a Associação Nacional das Transportadoras Portuguesas está convencida que estes casos continuam a ser comuns mas não têm aumentado.

Márcio Lopes destaca, no entanto, que conhecem muitos casos e as consequências são muitas vezes graves: “Temos associados que perderam cargas completas pelo simples facto de terem dois ou três migrantes escondidos. Tiveram os veículos apreendidos, motoristas presos e imensos gastos para desmobilizar tudo”, conclui.

TÓPICOS

Siga-nos e receba as notícias do BOM DIA