De que está à procura ?

Portugal

Câmara do Porto duplica capacidade de armazenamento da Biblioteca Municipal

O vereador da Cultura da Câmara do Porto revelou que a autarquia vai “duplicar a capacidade de armazenamento” da Biblioteca Municipal com estantes, depois de um “estudo de carga” ter revelado que tal hipótese é possível.

“Adjudicamos o estudo para o ensaio de carga, que concluiu ser possível, com novas estantes, duplicar a capacidade de armazenamento da biblioteca”, adiantou Paulo Cunha e Silva.

O vereador da Cultura notou que, para já, será essa a opção da autarquia, por não ser possível avançar com o projeto de ampliação desenhado pelo arquiteto Eduardo Souto Moura para o equipamento cultural e que, segundo informações dadas pelo presidente da Câmara na reunião camarária de 30 de junho, rondará cerca de 40 milhões de euros.

Na altura, Moreira explicou que a ampliação correspondia a “valores três ou quatro vezes superiores” aos 10 milhões de euros em que o projeto do arquiteto Eduardo Souto Moura foi avaliado durante a campanha eleitoral de 2013.

O vereador da Cultura, Paulo Cunha e Silva, revelou na altura que, perante os elevados custos da ampliação prevista, foi pedido ao Instituto de Construção da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto um estudo que indica ser possível “duplicar a capacidade de armazenamento do atual edifício” da biblioteca, desde que seja feito um “ensaio de carga” ao mesmo.

“Estamos só à espera da indicação dos custos do ensaio de carga e da orçamentação do mesmo”, notou Paulo Cunha e Silva, depois de alertar que o projeto de Souto Moura é “dificilmente candidatável aos atuais fundos comunitários”.

De acordo com o vereador, a Biblioteca Municipal, instalada na zona de S. Lázaro, acolhe atualmente “12 mil livros e 50 mil periódicos”.

TÓPICOS

Siga-nos e receba as notícias do BOM DIA